Política

Informe da redação: cívico-militar, Pazuello internado e 13º Salário

Polêmica cívico-militar

Enquanto cresce a polêmica sobre os colégios cívico-militar no Paraná, a comunidade escolar parece com preguiça de se manifestar. A consulta, mesmo estendida até sexta, só foi concluída em 163 das escolas (todas aprovadas). Nas outras 54 instituições a consulta vai seguir até depois do feriado. É preciso que ao menos 50% de pais e servidores se manifestem. No total, 217 instituições de ensino, em 117 municípios do Paraná, têm a possibilidade de ter implantado o modelo híbrido a partir do ano que vem.

 

Internado

Diagnosticado com covid-19 há dez dias, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi internado na sexta em um hospital particular após um quadro de desidratação. Pazuello é o 12º ministro a contrair coronavírus.

 

13º Salário

A Secom, de Cascavel, divulgou nota nesse sábado para rebater informações que estariam sendo compartilhada nas redes sociais de que a prefeitura não pagaria o 13º salário neste ano. “O Município de Cascavel informa que o pagamento do benefício será depositado junto com a folha do mês de novembro”.

 

Sem prisões

A partir desse sábado (31), nenhum candidato às eleições 2020 pode ser preso ou detido, a não ser em caso de flagrante. Segundo o Código Eleitoral, a imunidade para os concorrentes começa a valer 15 dias antes da eleição. Já eleitores não poderão ser presos cinco dias antes das eleições, ou seja, a partir do dia 10, exceto em flagrante delito; em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; e por desrespeito a salvo-conduto. A regra vale até 48 horas antes após o término do primeiro turno.

 

Pesquisa à vista

Duas pesquisas estão no forno em Cascavel. A Vox Data “se contratou” e o resultado deve ser divulgado na terça (3), com 700 entrevistados. A outra é do Instituto Opinião, contratado pela TV Tarobá, com 600 entrevistas, e que será divulgada no dia 5, quinta-feira.

 

Candidatos na Acic

A Acic reúne nesta terça-feira, às 19h, os oito candidatos a prefeito de Cascavel. O encontro não terá formato de debate. Cada postulante será indagado sobre assuntos ligados aos interesses e as demandas empresariais, e não haverá réplicas nem tréplicas, para evitar polêmica. Foram elaboradas 32 perguntas diferentes, quatro para cada candidato. A transmissão será ao vivo pelos canais da Acic no Youtube, no Facebook e no Instagram.

 

Debates

Os candidatos terão ainda outros dois encontros: o segundo debate da AMC (Associação Médica de Cascavel), no dia 10, uma terça-feira, e o debate da TV Tarobá, na última quinta antes das eleições.

 

Repúdio

Por falar em debate… a coligação do prefeito Leonaldo Paranhos divulgou nota de repúdio “com o ocorrido na noite do dia 29 de outubro de 2020, na Associação Médica de Cascavel. Era para ser um debate com os candidatos a prefeito, mas foi uma sessão de desrespeito e agressões, sem qualquer mediação que pudesse impedir tal desatino”. Na nota, reclama do silêncio do mediador, Jorge Luiz dos Santos, e lembra que ele é filiado ao PTC, partido que apoia a candidatura de Evandro Roman.