Política

Informe da redação: Cidade do Leste, testes encalhados e Cartão Comida Boa 

O grito das ruas

Após a ameaça de uma série de protestos, o governo paraguaio recuou da quarentena restritiva que chegou a anunciar na quarta e permitiu que o comércio de Cidade do Leste funcione de segunda a sábado. Para que o comércio possa funcionar, os controles sanitários deverão ser rigorosamente cumpridos e o isolamento social reforçado à noite e aos domingos. A fronteira com o Brasil e a Ponte da Amizade permanecem fechadas.

 

Com covid-19

Mais dois nomes ligados ao presidente Jair Bolsonaro testaram positivo para covid-19: o ministro astronauta Marcos Pontes e Michele Bolsonaro, a primeira-dama do País.

 

Testes encalhados

O Ministério da Saúde ainda guarda em seus estoques 9,85 milhões de testes, informa o Estadão. O número é quase o dobro das cerca de 5 milhões de unidades entregues até agora pelo governo federal a estados e municípios. O exame encalhado é do tipo PT-PCR, considerado “padrão-ouro” para diagnóstico da doença. O governo diz ter dificuldade para encontrar os reagentes necessários para processar as amostras dos pacientes. Nos estados, secretários dizem que os produtos não têm sido entregues com regularidade.

 

Comida Boa

O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, adiantou esta semana que o governo estuda tornar permanente o Cartão Comida Boa, de transferência de R$ 50 mensais a 794 mil famílias em situação de vulnerabilidade. “Com recursos do Fundo de Combate à Pobreza e aprovada pela Assembleia, a transferência foi uma das formas encontradas pelo governo para minimizar os prejuízos das famílias nesse momento”, disse o secretário aos deputados que integram a Frente Parlamentar do Coronavírus.

 

Contrato suspenso

A Vara da Fazenda Pública de Quedas do Iguaçu suspendeu contrato firmado pelo Município com uma empresa criada 30 dias antes da licitação para “prestação de serviços gerais e volantes para diversas funções para suprir necessidades em caso de vacância por licenças diversas e para pequenos reparos e limpeza em ruas, avenidas, parques, praças, vias e espaços públicos no perímetro urbano e rural”. Muitos desses serviços vinham sendo executados por maquinário e servidores da própria prefeitura.

 

Vermífugo

A administração de medicamentos para tratar covid-19 sem comprovação de eficácia ganha mais um capítulo. O TCE-PR recomendou que a Prefeitura de Paranaguá interrompa imediatamente a distribuição gratuita de ivermectina à população. O medicamento, cuja função é tratar verminoses, está sendo oferecido sob o pretexto de prevenir infecções pelo novo coronavírus e combater a evolução precoce de casos assintomáticos de covid-19. A prefeitura gastou R$ 2,992 milhões para comprar 352 mil caias com quatro comprimidos do medicamento.

 

Carne Fraca

Sete réus acusados no âmbito da Operação Carne Fraca foram condenados pela Justiça Federal no Paraná na última quarta (29). A decisão é do juiz federal Ricardo Rachid de Oliveira, da 14ª Vara Federal de Curitiba, que absolveu outros cinco acusados. Dentre os condenados estão o ex-superintendente do Mapa no Paraná Daniel Gonçalves Filho e a chefe do Dipoa, Maria do Rocio Nascimento, considerados líderes do esquema de propina envolvendo frigoríficos.

Retomada econômica

Empresários do ramo supermercadista de Cascavel foram os primeiros a participar de uma das ações estratégicas do Programa de Retomada Econômica, que aproxima órgãos públicos e entidades do setor produtivo local. Em reunião nessa quinta, na Acic, supermercadistas foram informados sobre uma força-tarefa criada com o objetivo de mostrar aos consumidores a importância de prestigiar e de valorizar o comércio local. “Juntos, podemos encontrar caminhos para estimular a nossa economia”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos.