Política

Informe da redação: cenário eleitoral em Cascavel

Cenário eleitoral em Cascavel

Foi divulgada ontem a primeira pesquisa eleitoral após a definição dos candidatos à Prefeitura de Cascavel. A consulta indica que, se as eleições fossem hoje, a disputa iria para o segundo turno, com resultado apertado. O prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) aparece bem à frente dos demais, com 40% dos votos, mas, tirando brancos/nulos (2,9%) e considerando os 3 pontos de margem de erro, poderia chegar a 46%. Em segundo está o deputado estadual Marcio Pacheco (PDT), com 16%, seguido por Evandro Roman (Patriota), com 12,7%. Bem mais atrás aparecem: Paulo Porto (PT) com 5,5%, Carlos Moraes (Avante) 3,9%, Inês de Paula (PP) 3,8%, Juarez Berté (DEM) 3,4% e Arsênio Rodrigues (PRTB), com 1,5%. Outros 10% não souberam/opinaram. A pesquisa do Instituto Brasil Dados foi contratada pela Rádio Cidade, tem registro PR05395/2020, e entrevistou 1.068 pessoas de 19 a 21 de setembro. O nível de confiança é de 95%. A metodologia é Survey.

Dá e tira

A AGU (Advocacia-Geral da União) suspendeu ontem a promoção de 607 procuradores federais, definida na última sexta, e o consequente aumento nos salários. Deles, 606 foram ao ponto mais alto da carreira e passariam a receber R$ 27,3 mil/mês. O Ministério Público classificou a promoção de “inoportuna e indecorosa” e pediu a suspensão.

Reeleição

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, foi categórico: a Constituição proíbe a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado dentro de uma mesma legislatura, e o texto não dá margem a qualquer interpretação. “Ou seja, de acordo com o que afirma o ministro, se houver reeleição sem mudança da Constituição, é golpe!”, postou o senador Alvaro Dias (Podemos) nas redes sociais. O Podemos tem feito campanha contra a reeleição e trabalha na indicação de Alvaro para presidente do Senado.

“Nota informativa”

Mais tarde, a assessoria de imprensa da presidência do Senado divulgou nota na qual classificou como “apenas uma Nota Informativa” a análise do consultor da Casa Arlindo Fernandes de Oliveira, que apontou ser inconstitucional a reeleição do presidente do Senado na mesma legislatura.

Rodovia das Cataratas

O governador Ratinho Junior e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, formalizam nesta sexta, às 11h30, no Palácio Iguaçu, parceria entre o Estado e a hidrelétrica para a duplicação de 8,7 quilômetros da BR-469, a famosa Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Guto-Guedes-Barros

O secretário-chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva, encontrou-se ontem com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o líder do Governo Bolsonaro, deputado federal Ricardo Barros, em Brasília. Os três trataram de recursos para o Paraná e de uma remodelação do Pacto Federativo: “A pedido do governador Ratinho Júnior, estamos intensificando as agendas em Brasília para estreitarmos as relações com o governo federal, que está sendo um grande parceiro do Paraná”, disse Guto Silva. O chefe da Casa Civil cumpriu agenda ainda no Ministério da Saúde, na Anvisa e na Embaixada da Rússia para dar encaminhamento ao processo de liberação dos testes clínicos e da produção da vacina russa no Brasil pelo Tecpar.