Opinião

Informe da Redação: Candidatura Única, Propaganda Partidária

Informe da Redação: Candidatura Única, Propaganda Partidária

 

 

Candidatura Única

PSDB, MDB e União Brasil preparam uma cerimônia para anunciar oficialmente, nos próximos dias, que os três partidos terão uma candidatura única ao Palácio do Planalto, como tem sido dito desde o início deste ano. Líderes desse grupo político dizem que “as conversas estão andando bem” e que há uma crença de que, unido, o chamado Centro Democrático poderá impactar o cenário para a corrida presidencial deste ano.

 

Propaganda Partidária

Nesta semana, o PSB, PT e Republicanos exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. As exibições têm duração de 30 segundos cada e ocorrem sempre às terças, às quintas e aos sábados, das 19h30 às 22h30.

 

Fake News

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do TSE, Edson Fachin, assinaram um termo de cooperação para combater a disseminação de notícias falsas, as fake news, durante as eleições deste ano. Além do termo de cooperação também foi assinado um protocolo de intenções para o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, formado por membros das duas instituições.

 

Novos Secretários

Com as alterações realizadas nas secretarias de estado para cumprir a legislação eleitoral, que exige a desincompatibilização de interessados no pleito de dois de outubro, o Governo do Paraná confirmou a mudança no comando de seis secretarias estaduais, além da substituição de diretores-presidentes, superintendentes e outros servidores.

 

Novos Secretários II

Os novos secretários são Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes); Everton Souza (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); Elisandro Pires Frigo (Administração e Previdência); Fernando Furiatti (Infraestrutura e Logística) e César Neves (Saúde). Eles substituem, respectivamente, Valdemar Bernardo Jorge, Márcio Nunes, Marcel Micheletto, Sandro Alex e Beto Preto.

 

Emedebista

Outra novidade foi a indicação do advogado emedebista Rogério Carboni para a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, no lugar do deputado federal Ney Leprevost, que retornou à Câmara Federal. O Governador Ratinho Junior já vinha tentando o apoio do MDB há mais de um ano, inclusive, tal apoio, culminou com a saída de Requião do partido.

 

Na Justiça

Momentos antes da aprovação pela Alep do projeto de lei 655/2021, que proíbe o passaporte da vacina no Paraná, a oposição anunciou que vai acionar a Justiça contra a medida. O deputado Arilson Chiorato (PT) afirmou que a inconstitucionalidade da lei é “flagrante” e denunciou que a medida “cria uma norma que impede a organização” das autoridades sanitárias no combate da pandemia.

 

Reeleição

O empresário cascavelense Genesio Pegoraro é candidato à reeleição à presidência da Acic na única chapa inscrita. A Assembleia Geral Eleitoral será no dia 18 de abril. Contudo, a principal novidade na chapa é o nome de Siro Canabarro como novo vice-presidente, no lugar do atual Assis Marcos Gurgacz.

 

Posse

A posse festiva dos novos diretores será no dia 13 de maio, com início às 19h30 no salão social do Tuiuti Esporte Clube. A Assembleia Geral Ordinária, para posse oficial, apresentação de relatório de atividades, balanço do exercício concluído e previsão do orçamento do novo mandato, será no dia 19 de maio, na Sala Paraná, na Acic.