Política

Informe da redação: camaradagem, doações e IPTU de Toledo

Camaradagem

A visita do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a Cascavel levantou uma série de questionamentos. De prático, ele nada anunciou, mas disse que lamentava a situação de Cascavel (que está com o sistema de saúde colapsado há dias), atribuindo às novas variantes do coronavírus a explosão de casos. Sua sugestão para é o infectado buscar imediato atendimento médico nos postos de saúde, mas não citou o tratamento precoce. Cronograma da entrega de vacinas? “Está no contrato”, resumiu. “Faltou cobrança”, “faltou solução”, disse um interessado direto no problema. De quebra, o ministro ainda foi homenageado com uma placa.

 

Doações

Ainda em Cascavel… o vereador Policial Madril (PSC) protocolou indicação à Secretaria Municipal de Saúde solicitando “esforços e divulgação para viabilizar que pessoas físicas e jurídicas possam realizar doações, ajudas e contribuições diretamente ao Fundo Municipal de Saúde”. Segundo o vereador, as doações seriam utilizadas para auxiliar na compra de vacinas para a covid-19, bem como para custear despesas do Município no combate à pandemia.

 

“Arrumar a casa”

“Estou sempre pronto a servir a Pátria!”, respondeu o general Joaquim Silva e Luna à pergunta: “Pronto para nova missão?”. Era um telefonema de Bolsonaro a Silva e Luna, chamando o general que pôs ordem na Itaipu para, agora, presidir a Petrobras. A história é interessante. Ao organizar seu governo, Bolsonaro convidou Silva e Luna para ser o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, convite que o general pernambucano aceitou sem se fazer de rogado.

 

IPTU de Toledo

Em virtude do agravamento da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Toledo prorrogou os prazos para o pagamento do IPTU de 2021. A cota única, e a primeira das dez parcelas, que venceria na próxima quarta (10), pode ser paga até 31 de março. As três prestações seguintes também tiveram alterações: a segunda, de 12 de abril pula para 10 de agosto; a terceira, de 10 de maio para 11 de outubro; a quarta deve ser quitada em 10 de dezembro e não mais em 10 de junho. As demais parcelas seguem os mesmos prazos.

 

Caixa no azul

A Prefeitura de Guaraniaçu fechou o ano de 2020 com as contas no azul. Arrecadou R$ 47.531.780,42 no ano, e gastou R$ 41.203.380,62.

 

Auxílio emergencial I

O presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná), Fernando Moraes, encaminhou ontem ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando a concessão de auxílio emergencial para os empresários que mais sofreram nesta pandemia.

 

Auxílio emergencial II

“Pleiteamos o auxílio emergencial, principalmente, para aquelas empresas que desenvolvem atividades consideradas não essenciais. Seja por isenção tributária, por redução ou zerar alíquota de PIS e Cofins, mas principalmente com a concessão de recursos financeiros diretamente ao empresário, sem atravessadores (instituições financeiras) que oneram e lucram ainda mais em cima daqueles que perecem”, diz um trecho da carta.

 

Não querem ouvir

Apesar de o setor produtivo do oeste (e de boa parte do Estado) dizer, repetir e explicar as razões de ser contra o modelo de concessão de rodovias proposto hoje pelo Ministério da Infraestrutura, e exigir que a licitação ocorra pela modalidade de menor tarifa, alguns parecem não ouvir. Com limite de desconto em 17% na concorrência e previsão de degrau tarifário de 40% em trechos duplicados, o deputado federal Sergio Souza (MDB) – que coordena as discussões dentro da bancada federal – acredita que o modelo híbrido traz “significativos avanços” para as concessões: “Ainda temos vários pontos a avançar, mas já temos a garantia de que teremos, no novo modelo, rodovias modernas, duplicadas, com valor de pedágio inferior ao que pagamos hoje, por estradas de pista simples”.