Opinião

Informe da Redação: Cadê a resposta, deputados?, Reajuste do Prefeito

Informe da Redação: Cadê a resposta, deputados?, Reajuste do Prefeito

Informe da Redação

 

Cadê a resposta, deputados?

No início da semana a reportagem do jornal O Paraná entrou em contato com os deputados federais que representam a região oeste na Câmara Federal para saber quais as ações realizadas pelos parlamentares para a retomada das obras de duplicação da BR-163, trecho entre Cascavel e Marmalândia, distrito de Realeza, contudo, até ontem (28), no fechamento da edição nenhum dos parlamentares responderam os questionamentos.

 

Reajuste do Prefeito

O reajuste de 24,92% dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais de Toledo ainda está gerando muita polêmica. Mesmo após ser aprovado em primeiro turno na Câmara de Toledo no início da semana, o Ser Toledo (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo) ainda acredita na não aprovação da matéria em segunda votação, a qual ocorre na próxima segunda-feira (2).

 

Reajuste Prefeito II

Visando a segunda votação, o sindicato está convocando a população por meio de um carro de som que está passando nas ruas do Município para comparecer na Câmara segunda e pressionar os vereadores para votar contra o PL. Ainda, o Ser Toledo entrou com um mandado de segurança na justiça pedindo a suspensão do PL que concede o reajuste. A justificativa é que o ato seria ilegal e imoral.

 

Forças de Segurança

Membros das Forças de Segurança de Cascavel se reuniram ontem (28), na Câmara de Cascavel para debater com os vereadores sobre a atuação das instituições e as políticas de segurança pública no Município. O debate contou com a presença da 15° SDP, 6° BPM, Secretaria de Segurança do Município, Transitar e Ministério Público.

 

Fórum Eleitoral

O Fórum Eleitoral de Cascavel terá horário especial de atendimento aos eleitores na próxima semana, por conta do prazo para a regularização do título de eleitor. O prazo para tirar ou regularizar o título para votar nas Eleições 2022 termina dia 4 de maio. Então entre os dias 02 a 04 de maio, o horário de atendimento será das 9h às 18h.

 

Prevenção

O Siprovel, com apoio do Poder Executivo de Cascavel, lança hoje (29) a cartilha “Precisamos falar sobre assédio”. O evento, que será realizado na Prefeitura de Cascavel das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. O objetivo é auxiliar os trabalhadores a identificar e denunciar casos de assédio, como através do esclarecimento do que configura estas situações e evitar a ocorrência no ambiente de trabalho.

 

Indicação ao TSE

A OAB Paraná emitiu nota em apoio à indicação do nome da advogada paranaense Rogéria Dotti para a vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral. “Após termos conhecimento da indicação de Rogéria Fagundes Dotti pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Luiz Edson Fachin, manifestamos nosso irrestrito apoio à jurista paranaense”, diz a nota.

 

Cascavel 2050

O Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel) reuniu as Câmaras Técnicas da entidade e a empresa Urban Systems para dar início dos trabalhos de consultoria do planejamento estratégico do Projeto Cascavel 2050. Por meio de uma videoconferência, o presidente do Codesc, Alci Rotta Junior, o conselheiro Edson Vasconcelos e a supervisora Patrícia Pacheco, membros representantes que compõem as câmaras técnicas, conversaram com o diretor de Planejamento da Urban Systems, André Montes da Cruz.

 

65 entidades

O Projeto Cascavel 2050 deverá ser elaborado pela empresa, que possui longa experiência nesse tipo de projeto. As etapas do projeto são: diagnóstico, plano estratégico e plano de ação. O trabalho será liderado pelo Codesc, que tem a representação de 65 entidades de classe. A agenda com os coordenadores das câmaras técnicas será realizada entre os dias 11, 12 e 13 de maio na Acic.