Opinião

Informe da redação: Briga em torno do pedágio, Ernesto fora da conversa e cara a cara com prefeito

Briga em torno do pedágio, Ernesto fora da conversa e cara a cara com prefeito

Informe da redação: Briga em torno do pedágio, Ernesto fora da conversa e cara a cara com prefeito

Contra os pedágios

Começou a correr nas redes sociais ontem, e ganhou muita adesão em pouco tempo, post contrário à instalação de uma praça de pedágio na BR-467 entre Cascavel e Toledo. Pelo jeito, desta vez a sociedade não vai ficar calada e esperar que sejam assinados novos contratos de pedágio sem espernear bastante antes.

 

CPFs expostos

Um vazamento de dados em massa pode ter exposto dados de 220 milhões de brasileiros, de acordo com o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da startup PSafe. Dentre as informações potencialmente expostas estão CPF, nome completo e data de nascimento – o vazamento teria afetado, inclusive, as informações pessoais de autoridades. Considerando que o Brasil tem 212 milhões de habitantes, bem provável que o meu e o seu CPFs estejam nesse vazamento.

 

Cabeça de Araújo

Em meio ao impasse diplomático pela liberação de insumos chineses para a produção das vacinas coronavac e de Oxford no Brasil, o embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, teria pedido ao governo brasileiro uma sinalização clara do presidente Jair Bolsonaro em favor de seu país, enquanto Pequim estaria pressionando pela demissão do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Em resposta, o ministro Marcos Pontes deve assumir o assunto “vacina” no País.

 

Estremecidos

Durante as muitas conversas nas últimas horas, o embaixador chinês ressaltou que sempre existiu uma boa relação entre os dois países. Porém, disse que essas relações foram estremecidas por causa dos diversos ataques feitos por Ernesto Araújo contra a China ao longo dos últimos dois anos. Em uma dessas conversas, Yang Wanming chegou a afirmar: “Com o Ernesto nós não conversamos mais”.

 

“Gentilezas”

Wanming disse que, pela ordem natural da distribuição de insumos, o Brasil seria obrigado a esperar mais tempo, já que demorou a fazer a sua demanda de material, mas que a China iria trabalhar para antecipar a entrega da matéria-prima para a fabricação das vacinas. Contudo, pediu um pedido formal de desculpas para os chineses ou por meio de medidas administrativas que “melhorem a relação diplomática entre os dois países”, nas palavras do próprio Wanming.

 

Sessões retomadas

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná iniciou ontem as sessões de julgamento de 2021. As sessões estão divididas entre presenciais e virtuais. As sessões presenciais podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal do TRE-PR no YouTube. Pelo site, na aba “Serviços Judiciais”.

 

Lei Kandir

Os municípios brasileiros começaram a receber a parcela referente a compensação de perdas da Lei Kandir. A medida vale para os gestores municipais que realizaram a Declaração de Renúncia no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) na data estabelecida. Os repasses chegam a R$ 58 bilhões para Estados e Municípios até 2037. A partir de 2021, os valores anuais serão pagos em doze cotas, transferidas mensalmente.

 

Pacheco se reúne com Paranhos

O deputado Marcio Pacheco ficou cara a cara com o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, ontem, no primeiro encontro oficial entre ambos depois das eleições municipais, quando os dois disputaram o comando da prefeitura. A reunião foi para debater a execução do projeto Espaço Inclusivo e a aplicação de emendas já destinadas pelo deputado ao Município. Ao todo, são R$ 2,270 milhões em investimentos nas áreas de saúde, esporte, turismo, meio ambiente e ação social.