Política

Informe da redação: Aumento no pedágio?, voe Paraná e mais

Informe da redação: Aumento no pedágio?, voe Paraná e mais

Pedagio Porto Amazonas.   Porto Amazonas, 22/05/2019 -  Foto: Geraldo Bubniak/ANPr
Pedagio Porto Amazonas. Porto Amazonas, 22/05/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Aumento no pedágio?

A ANTT realiza segunda-feira (17) reunião que debaterá o reequilíbrio dos efeitos extraordinários da pandemia de covid-19 sobre os contratos de concessões das rodoviárias reguladas pela ANTT. Durante a reunião, será discutido o reajuste das tarifas de pedágio para “compensar” as perdas decorrentes do período de pandemia, o que vai refletir inclusive nas tarifas praticadas pelas concessionárias do Paraná.

 

Despedida

O Conselho Regional de Medicina do Paraná lamentou o falecimento do médico e dirigente hospitalar Luiz Carlos de Lima, fundador da Casa de Saúde Dr. Lima, hoje Hospital Dr. Lima, de Cascavel. O médico tinha 90 anos, dos quais 59 dedicados à medicina. Ele estava internado havia vários dias e faleceu na manhã de ontem (17). A Associação Médica de Cascavel também lamentou a morte do médico.

 

Nacional

A secretária de Educação de Cascavel, Marcia Baldini, foi eleita secretária de Assuntos Jurídicos da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Ela destacou a felicidade de representar Cascavel nacionalmente, pois esse cargo é um dos mais importantes na educação do País: “Fui eleita no terceiro cargo mais importante da Diretoria da Undime Nacional. Estou muito feliz!”

 

Plano-diretor

Os estudos para revisão do Plano Diretor de Toledo foram expostos em reunião na Câmara Municipal nessa sexta (17). O objetivo foi explanar o trabalho em andamento para a revisão do Plano Diretor Municipal e as atividades que estão sendo desenvolvidas.

 

Voe Paraná

O Programa Voe Paraná será retomado no dia 27 deste mês, a começar por Apucarana com destino ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O programa foi suspenso em março do ano passado em razão da pandemia. A Aerosul pretende até o fim do ano instalar as ligações Curitiba-Londrina, Curitiba-Telêmaco Borba, Curitiba-Guarapuava e Londrina-Foz do Iguaçu-Assunção (Paraguai).

 

Eletivas

A reunião pública realizada na Câmara de Cascavel sobre a criação de um Centro de Cirurgias Programadas no Hospital Universitário de Cascavel já está rendendo frutos. Após a reunião, foi criada uma comissão composta por de 52 vereadores que irão conduzir essa bandeira. Agora, o próximo passo é a comissão formalizar uma proposta e ir até Curitiba e Brasília, tentar a liberação da Sesa e do Ministério da Saúde para a criação do CCP.

 

Pressa

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que o novo Código Eleitoral, aprovado pela Câmara Federal, pode ser votado pelo Senado ainda em setembro, para valer nas eleições de 2022. Para ele, por conta da complexidade da matéria, ela pode não ser aprovada ainda este mês.

 

Na pauta

A PEC 28/2021 (reforma eleitoral) está na pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado de quarta-feira (22). Aprovada em agosto pela Câmara, a proposta prevê a volta das coligações proporcionais, mas a CCJ avalia enterrar a medida. Segundo senadores, a ideia é promulgar apenas parte da proposta encaminhada ao Senado, o que descartaria eventual retorno da PEC para a Câmara.

 

Auxílio Brasil

O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, disse nessa sexta que o programa Auxílio Brasil, que substituirá o Bolsa Família, pagará um valor médio de R$ 300 aos beneficiários. O programa é considerado crucial para a estratégia de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.