Opinião

Informe da Redação: Aquece Oeste, Licença Prêmio

Informe da Redação: Aquece Oeste, Licença Prêmio

 

 

Aquece Oeste

A Adamop (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná) lança hoje (26), a partir das 9h30, a segunda edição da campanha “Aquece Oeste”, de arrecadação de roupas, calçados, cobertores e utensílios de inverno. A edição de 2021 da campanha arrecadou o montante de 60 toneladas de donativos.

 

Licença Prêmio

A Secretaria de Recursos Humanos de Toledo realizará o pagamento dos valores referentes à licença prêmio dos servidores municipais na próxima sexta-feira (29). São aproximadamente R$ 780 mil, que serão disponibilizados junto com os vencimentos mensais. O pagamento das licenças estava suspenso por força de lei federal. Ao todo, 370 trabalhadores serão beneficiados.

 

Segurança no Trânsito

Os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram um requerimento que cobra informações do Dnit sobre roçada, limpeza e iluminação pública na Avenida Perimetral e BR 277 no perímetro urbano. No documento, os parlamentares informaram o que a falta de manutenção estaria trazendo transtornos e acidentes, especialmente no período noturno, devido ao mato alto que vem tirando a visibilidade e trafegabilidade na calçada e iluminação precária.

 

IPVA

O pagamento da quarta parcela do calendário IPVA 2022 encerrou ontem (25) para os proprietários de veículos com final de placas 9 e 0. O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto.

 

Inadimplência

A inadimplência do IPVA impossibilita obter o licenciamento. Após o vencimento, que é definido pelo Detran, o veículo estará em situação irregular perante a legislação de trânsito, e o proprietário poderá sofrer sanções previstas no CTB, inclusive com a apreensão do veículo.

 

Bancada no Senado

Depois da recente janela partidária o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) manteve o posto de maior bancada partidária do Senado Federal, com 12 parlamentares. Atualmente, estão representados na Casa 16 dos 32 partidos políticos regularmente registrados no TSE. A segunda maior bancada do Senado é a do PSD, com 11 senadores. O PL tem 9 senadores. Podemos e União Brasil, 8 cada um.

 

Outros Partidos

O PP e PT têm, cada um, 7 senadores, seguidos de PSDB com 6 e PDT com 4. O Pros e o PTB têm 2 senadores cada. Cinco partidos contam com apenas um representante cada no Senado: Cidadania, PSB, PSC, Rede Sustentabilidade e Republicanos.

 

Habitação Popular

O Congresso vai analisar uma medida provisória que permite o uso do Fundo Garantidor de Habitação Popular para cobrir dívidas de famílias com financiamentos do programa Casa Verde e Amarela. O texto também estende para microempreendedores individuais a garantia oferecida pelo Programa Emergencial de Acesso a Crédito. A matéria deve alavancar R$ 23 bilhões em financiamentos.

 

Agosto Cinza I

O governador Ratinho Junior sancionou a lei 21.013, do “Agosto Cinza”, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD). O texto publicado no Diário Oficial do dia 18 de abril, já está em vigor. O Agosto Cinza tem a finalidade de promover um mês dedicado à reflexão e à promoção de eventos sobre prevenção e combate a incêndios.

 

Agosto Cinza II

“Não temos cultura de prevenção e, por isso, temos que mudar esta realidade. Noções de como impedir a propagação do fogo combatendo as chamas no estágio inicial parece fácil, mas são ações que precisam ser vistas para serem assimiladas pelas pessoas”, disse o deputado Cobra Repórter.