Política

Informe da redação: apelo pela segunda dose e série de filiações

Informe da redação: apelo pela segunda dose e série de filiações

Apelo pela segunda dose

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV ontem à noite, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo à população brasileira para que não deixe de tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. Após um breve balanço das ações para enfrentamento da pandemia, Queiroga garantiu que toda a população adulta brasileira receberá a primeira dose da vacina até setembro e, a segunda, até dezembro de 2021.

 

Ministério do Trabalho

Foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (28) a medida provisória que cria o Ministério do Trabalho e da Previdência. A MP prevê a transferência de competência e órgãos do Ministério da Economia para o novo ministério. Prevê também a “possibilidade de transformação de cargos em comissão e funções de confiança” para a nova pasta. A nova pasta deve ser assumida por Onyx Lorenzoni.

 

Reencarnou

E esta? O médium Benjamin Teixeira de Aguiar, fundador de um instituto que atende ao Conselho Econômico e Social da ONU, disse que o ex-presidente Lula pode ser a reencarnação do imperador Dom Pedro II. “Tem gente aborrecida [dizendo] que ‘isso não é muito democrático, que ele [Lula] já esteve em dois mandatos no poder’. Não, gente! Ele ficou mais. No Século 19 ficou meio século aproximadamente, e nós precisamos que sua majestade volte ao poder”.

 

Série de filiações

O Podemos, partido dos três senadores paranaenses, prepara uma série de filiações para agosto. Dentre as prováveis filiações estão o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot; o ex-ministro Santos Cruz (Governo Bolsonaro); o integrante da CPI da Pandemia senador Alessandro Vieira; o  ex-ministro Sergio Moro, cotado para disputar o Planalto.

 

Desfiliação

A deputada federal Luísa Canziani entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a desfiliação do PTB. A parlamentar paranaense, mais jovem congressista do Brasil, tem recebido convites insistentes, especialmente do PP e do PSD. A deputada tem apreço pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, o que seria uma motivação para que ela ingresse no PP. O convite também já foi feito por Ricardo Barros e Ciro Nogueira.

 

Ritmo normal

A partir de segunda-feira (2), a Prefeitura de Foz do Iguaçu retoma o expediente integral, das 8h às 17h30. O Centro de Atendimento ao Turista da Avenida das Cataratas funcionará diariamente das 8h às 20h. Apenas o Procon, na Avenida Brasil, funcionará das 8h às 14h.

 

Lindeiros

Prefeitos, vereadores e representantes de associações comerciais dos 16 municípios que compõem o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se reúnem nesta sexta, em Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Extraordinária. Na pauta, investimentos em segurança, alterações estatutárias, programa regional de governança e ICMS Ecológico. O encontro será em Santa Helena, às 9h.

 

Fundo eleitoral

A OAB-Cascavel manifestou publicamente seu posicionamento sobre a aprovação da majoração do fundo eleitoral de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões. Por meio da Comissão de Direito Eleitoral da Subseção, a entidade entende que o momento é de instabilidade econômica e posicionou-se contrária à medida. “Nossa sociedade exige melhores condições sociais (saúde, educação, desenvolvimento econômico) e não aumentar a assistência financeira aos partidos políticos, diferentemente do que foi proposto e aprovado na Câmara dos Deputados”, destacou o presidente da OAB-Cascavel, Jurandir Parzianello.