Opinião

Informe da redação: apelo aos caminhoneiros, desburocratização e reforma ministerial

Saiba sobre o apelo aos caminhoneiros, desburocratização e reformas ministeriais

Foto: Aílton Santos/ O Paraná/ arquivo
Foto: Aílton Santos/ O Paraná/ arquivo

Bolsonaro apela a caminhoneiros

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fez ontem um apelo aos caminhoneiros para que desistam da paralisação da categoria, programada para o dia 1º de fevereiro, segunda-feira. Ele confirmou a intenção do governo de reduzir tributos sobre o diesel para aliviar a pressão do reajuste do combustível sobre o bolso dos caminhoneiros, mas ressaltou que “não é uma conta fácil de ser feita”. Cada centavo de redução no PIS/Cofins sobre o diesel teria impacto de R$ 800 milhões nos cofres públicos. “Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia, apelamos para eles que não façam greve, que todos nós vamos perder”, pediu o presidente.

 

Benfeitor do Oeste

O presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, entregou uma placa com o título de Benfeitor do Oeste do Paraná ao diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, na tarde dessa quarta-feira, no Centro Executivo da binacional, em Foz do Iguaçu. O general foi escolha unânime na Amop.

 

Em casa

Após 31 dias internada com covid-19, Dona Ódina, esposa do vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, voltou para casa. O casal se infectou com o novo coronavírus, mas Ódina precisou de internamento.

 

Desburocratização

O Comitê Permanente de Desburocratização do Governo do Paraná passa a contar com mais duas entidades participantes: o Corecon (Conselho Regional de Economia) e o Secovi (Sindicato de Habitação e Condomínios) são membros convidados, para contribuírem com o programa de desburocratização da administração pública estadual.

 

Reforma ministerial

O vice-presidente Hamilton Mourão sinalizou nessa quarta que o governo poderá realizar uma reforma ministerial, começando pelo Itamaraty, após a eleição no Congresso. “Não tenho bola de cristal nem esse assunto foi discutido comigo. Mas, em um futuro próximo, depois da eleição dos novos presidentes das duas Casas do Congresso, poderá ocorrer uma reorganização do governo para que seja acomodada uma nova composição política que emergir desse processo. Talvez com isso aí alguns ministros sejam trocados, entre eles, o próprio Ministério das Relações Exteriores”, disse, em entrevista à Radio Bandeirantes.

 

Onyx de volta

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, deve voltar a despachar no Palácio do Planalto. Enquanto aguarda o resultado das eleições no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro faz cálculos de como movimentar as peças no xadrez e avalia entregar ao ex-chefe da Casa Civil o comando da Secretaria-Geral da Presidência. Com essa jogada, a Cidadania, um dos alvos do apetite do Centrão, fica disponível para ser entregue a partidos políticos aliados.

 

Vacinas ao Brasil

As vacinas contra a covid-19 distribuídas até o momento são suficientes para imunizar 7% dos públicos prioritários definidos no plano de imunização contra a doença. Segundo o Conass, foram encaminhadas aos estados 8,9 milhões de doses, entre vacinas da Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Os públicos prioritários do plano de vacinação somam 77,2 milhões de pessoas. Para imunizar todo este contingente, são necessárias mais de 154 milhões de doses.

 

Sorria, você foi clonado

Um levantamento feito pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe mostrou que mais de 5 milhões de brasileiros foram vítimas da clonagem de WhatsApp ano passado. No ranking dos estados brasileiros mais afetados pelo golpe estão: São Paulo, com 71,9 mil vítimas, seguido pelo Rio de Janeiro com 39,5 mil.