Política

Informe da redação: Acamop Forte, Formosa do Oeste e Salto do Lontra

Acamop Forte

A Acamop Forte foi a única chapa inscrita para concorrer à eleição da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná. A eleição será no dia 20 de março. A chapa é encabeçada pelo vereador de Céu Azul Jorge Rieger e tem como vice-presidente o vereador Charles Roling (Cafelândia). Compõem ainda os vereadores Rafael Cristiano Heirich (Marechal Cândido Rondon), Edson Souza (Cascavel), Dante Conrado Mundt (Pato Bragado), Marcos Murback (São Miguel do Iguaçu) e Eli Stefanello (Corbélia).

 

Devolução

Em Formosa do Oeste, dois ex-prefeitos terão de restituir os cofres municipais em R$ 36.060,21, devido ao pagamento de aluguel de um imóvel sem uso. O TCE-PR responsabilizou os ex-gestores José Machado Santana e José Roberto Coco pela manutenção do contrato de locação, por três anos, de local onde deveria ser instalado o centro de triagem de lixo do Município.

 

Novo presidente

Alexandre Ribeiro assumiu a presidência do Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional) nessa segunda-feira e destacou a importância de uma gestão voltada para atender ainda melhor as demandas existentes na infraestrutura escolar na educação do Paraná.

 

Expulsos

E esta… 110 jovens foram flagrados em uma boate e expulsos do Paraguai no fim de semana. Eles não poderão voltar ao país vizinho nos próximos cinco anos. Boa parte deles cursa Medicina no Paraguai e não vai poder concluir a faculdade.

 

Salto do Lontra

Do lado de cá da fronteira… a Justiça determinou a indisponibilidade de bens do prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore (PDT), no valor de R$ 273.028,65 em resposta a pedido feito pelo MPPR em ação civil por ato de improbidade administrativa ajuizada contra o gestor público, que teria participado de festa com mais de 200 pessoas em plena escalada da pandemia de covid-19 no Estado.

 

Alerta dado…

E em Toledo, o prefeito Beto Lunitti mandou o recado ao flexibilizar o funcionamento de algumas atividades: “A fiscalização vai agir e não adianta vir reclamar com o prefeito. A multa será aplicada e terá que pagar ou se defender na Justiça”.

 

Covidário

A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, fez um desabafo no Facebook que viralizou. Na postagem, ela critica a atitude de parte da população que ignora o distanciamento e até nega a doença, mesmo diante dos números que aumentam a cada dia: “Fizemos do Brasil um covidário, um lugar perfeito para a proliferação do vírus e das suas novas variantes”, e acrescenta: “O Brasil é o único lugar que as medidas restritivas não funcionam, porque aqui não há disciplina nem respeito”, e sentencia: “Não importa mais se você é pobre ou rico, não vai ter UTI”.