Política

Informe da redação: a favor de Lira, horário eleitoral e dia da eleição

Presidência da Câmara

O presidente Jair Bolsonaro já tem lado na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados em 2021, mas não inclui o plano de tirar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do cargo para que ela pudesse concorrer. O plano foi aventado por aliados, mas o presidente não comprou a ideia. O candidato de Bolsonaro é Arthur Lira (AL), líder do PP na Câmara e expoente do centrão no Congresso. Na chapa de Lira, devem estar PSD, PL e Solidariedade. Há uma expectativa de que PSC, PTB Avante, Patriota e Pros também se unam a favor de Lira. Republicanos mantém a candidatura de Marcos Pereira (SP). Já PSL, MDB e DEM se organizam para apoiar algum sucessor endossado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente. Maia viu sepultada sua pretensão de viabilizar a reeleição.

 

Horário eleitoral

Hoje é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno das eleições.

 

Dia da eleição

O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos, e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alertaram sobre a necessidade de um trabalho intenso em prol da segurança sanitária no dia da eleição, neste domingo. Beto Preto lembrou que “são mais de 8 milhões de eleitores aptos ao voto nos 399 municípios do Paraná. É preciso que todos sigam as normas sanitárias, usem máscara e mantenham o distanciamento”.

 

Positivado

Por falar em corona… O ministro do STF Alexandre de Moraes testou positivo para covid-19. Em nota, a assessoria da Corte informa que Moraes está assintomático e sob os cuidados do infectologista David Uip. “Durante o período de isolamento em sua residência, em São Paulo, ele manterá as atividades profissionais normalmente”, completou o tribunal.

 

Compra de votos I

Esquenta a campanha. Em São Miguel do Iguaçu, o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal cumpriram ontem dois mandados de busca e apreensão na casa de um candidato a vereador e no comitê de campanha de um partido para apurar possível compra de votos realizada pelo candidato e seu grupo político.

 

Compra de votos II

A Promotoria de Justiça teve acesso a um áudio em que o investigado se dirige a um eleitor oferecendo-se, em troca do voto, para pagar uma conta de luz e entregar-lhe uma cesta básica, além de outras vantagens indevidas. A oferta é feita também para outras pessoas conhecidas do interlocutor. Não foram divulgados os nomes dos investigados.

 

Crédito

A Câmara de Vereadores de Palotina aprovou nesta semana projeto que institui o Programa Emergencial Garantidor de Crédito, visando à diminuição dos impactos negativos causados pela covid-19 na situação econômica e financeira das empresas locais. O objetivo é possibilitar a retomada do crescimento econômico.

 

 

No bolso

O sistema internacional Numbeo realizou um levantamento com o ranking dos 100 países que pagam mais caro pelo minuto da tarifa de celular pré-pago, sem planos ou descontos, mensalmente. Conforme o estudo, o Brasil aparece em décimo lugar, cobrando a média de R$ 1,42 cada 1 minuto. Na América do Sul, o Brasil é líder, deixando Uruguai (17º), Bolívia (18º), Peru (30º), Chile (32º), Argentina (43º), Equador (44º), Paraguai (58º) e Colômbia (88º) bem pra trás.