Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

Guto no PP

O ex-chefe da Casa Civil do Paraná, o deputado estadual Guto Silva confirmou que irá se filiar ao Progressista. O deputado que é pré-candidato ao Senado pelo Paraná, deve contar com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa, jogando para escanteio a deputada federal Aline Sleutjes, bolsonarista de carteirinha e também pré-candidata ao Senado.

 

Máscaras

Durante o lançamento do pacote de recursos para a saúde pública aos 399 municípios paranaenses, o governador Ratinho Junior anunciou que pretende enviar à Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei para retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras contra a Covid-19 em espaços abertos.

 

Recomendações

O Tribunal de Contas do Paraná homologou a emissão de 30 recomendações a dez prefeituras para melhorarem seus procedimentos administrativos tributários relativos à arrecadação e ao gerenciamento de impostos municipais. As recomendações foram emitidas para: Almirante Tamandaré, Araucária, Assis Chateaubriand, Campo Largo, Jaguariaíva, Medianeira, Rio Negro, Palotina, Paranavaí e Pitanga.

 

Abrigo de Mulheres

A Amop e a Adamop realizaram uma reunião de trabalho para discutir o avanço nas tratativas de instalação da Casa de Abrigo Regional para Mulheres Vítimas de Violência. Participaram representantes de 35 municípios, todos interessados em aderir ao projeto. Foi apresentado na ocasião o projeto técnico, para ser validado na assembleia de prefeitos que será realizada no dia 17 de março, na Amop.

 

Procuradoria da Mulher

A Câmara de Cascavel aprovou o Projeto de Resolução 02/2022, que cria a Procuradoria da Mulher no âmbito do Poder Legislativo do Município de Cascavel, órgão independente que será coordenado por uma Procuradora da Mulher e duas procuradoras adjuntas. Ainda não há informação de quem serão as nomeadas. O lançamento oficial da Procuradoria da Mulher é hoje (10), às 14h, na Câmara.

 

Vai vetar

Em reunião com lideranças evangélicas, o presidente Jair Bolsonaro reafirmou que vai vetar o PL dos jogos de azar, proposta aprovada pela Câmara em fevereiro e que hoje tramita no Senado.

 

Mineração

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), apresentou o pedido de urgência para votação do PL que autoriza mineração em terras indígenas. O próprio presidente Jair Bolsonaro tem usado a guerra na Ucrânia para defender a mineração em terras indígenas. Pelo menos 70% dos insumos usados para aumentar a produtividade do solo vêm do exterior e a Rússia é a principal fornecedora.

 

Começa de novo

O ministro Nunes Marques do STF tirou do plenário virtual a votação o julgamento da “revisão da vida toda” de beneficiários da Previdência Social, e a levou ao plenário físico. Com isso, a Corte reiniciará a discussão do zero.

 

Nova data

O placar estava 6 x 5 a favor dos aposentados e o julgamento se encerraria às 23h59 da terça-feira (8), mas cerca de 30 minutos antes do prazo o ministro fez o pedido de destaque. Agora, cabe ao presidente da Corte, Luiz Fux, irá definir nova data para o julgamento.