Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

Ministro no Oeste

A comitiva do Ministério do Meio Ambiente, liderada pelo ministro Joaquim Leite, estará no Oeste do Paraná nesta quarta (9) e quinta-feira (10). A comitiva visita unidades de geração de energia limpa, que servirão de referência para a implantação do programa de redução de metano do Governo Federal. A iniciativa incentiva a transformação de resíduos orgânicos, produzidos em âmbito urbano ou rural, em biocombustível, e contará com o auxílio financeiro de bancos públicos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES.

 

Roteiro

Entre os locais visitados está a EnerDinBo, a primeira central de bioenergia em grande escala do Brasil. A unidade está localizada na área rural do município de Ouro Verde do Oeste e utiliza dejetos de suínos de granjas da região. A agenda começará hoje (9), com a chegada em Toledo, onde fará a visita ao Centro de Bioenergia, às 13h45, e ao aterro sanitário municipal, às 14h35. Às 15h30 está prevista chegada a EnerDinBo. A viagem também inclui visitas aos municípios de Entre Rios do Oeste, Santa Helena e Cascavel.

 

Nomeações

A Edição do Diário Oficial de Cascavel de ontem (8), trouxe a efetivação de Carlinhos de Oliveira, como secretário de Esporte e do Lazer de Cascavel. Até então, Carlinhos estava nomeado como diretor na pasta. A expectativa é que o Líder do Governo Paranhos na Câmara, Pedro Sampaio seria o nomeado, contudo, não se cumpriu. No mesmo documento, a confirmação do retorno de Thiago Stefanello ao serviço público após 5 meses.

 

Adiado

Após reunião com a Acic, a Câmara de Cascavel decidiu adiar por 11 sessões a segunda votação do PL 167/21, que determina que os estabelecimentos comerciais instalem placas de proteção sanitária nos caixas. Na sessão de segunda-feira (7), o PL foi aprovado por 11 votos contra 10, com o voto de minerva do presidente Alécio Espínola (PSC). O adiamento foi solicitado pelo vereador Cidão da Telepar e foi aprovado por unanimidade. Na segunda, o vereador Josias havia pedido o adiamento, contudo, os vereadores não aceitaram.

 

Líder da Oposição

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) é o novo líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele assumiu o cargo em substituição ao deputado Professor Lemos (PT). O deputado Goura (PDT) e a deputada Luciana Rafagnin (PT) serão os vice-líderes da bancada em 2022. Chiorato também é Coordenador da Frente Parlamentar do Pedágio na Alep.

 

Audiência Pública

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza no dia 12 de abril a partir das 9h30, uma Audiência Pública para debater o Projeto de Lei nº 688/2021, que dispõe sobre o Percentual Mínimo de Participação de Mulheres em Conselhos de Administração, em instituições nas quais o Estado detenha a maioria do capital social, com direito a voto ou poder de indicação.

 

Pacote para Saúde

O governador Ratinho Junior assina hoje (9) um repasse de R$ 250.790.490,94 para os 399 municípios do Paraná. Os recursos serão destinados exclusivamente para a Saúde, como Atenção Básica, Urgência e Emergência e atendimento ambulatorial especializado. O montante contempla a compra de veículos; obras de reforma, construção; além de incremento temporário no teto MAC.

 

Propaganda Partidária

A propaganda partidária gratuita exibida em rede nacional de rádio e televisão vai ao ar sempre às terças, quintas e sábados, das 19h30 às 22h30. Nesta semana, estão previstas as inserções de cinco legendas: Partido Democrático Trabalhista (PDT); Movimento Democrático Brasileiro (MDB); Partido Social Liberal (PSL); Partido Republicano da Ordem Social (Pros); e Avante.