Opinião

Informe da Redação

 

 

 

Posse em Brasília

Está programada para hoje (22), às 11h30, a cerimônia de posse do novo diretor-geral Brasileiro de Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior, no Palácio do Itamaraty. A solenidade deve contar com a participação do presidente Jair Bolsonaro. Risden assume o cargo após responder pela diretoria financeira da hidrelétrica e será o 150º diretor-geral brasileiro de Itaipu.

 

PL do Alho

A Câmara de Cascavel começou o ano com ritmo tranquilo de trabalho. Ontem, os vereadores se debruçaram durante a sessão ordinária (21), para debater um Projeto de Lei que autoriza a venda de alho a granel em supermercados e comércios de Cascavel. A lei foi proposta pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara.

 

Justificativa

Conforme justifica da comissão, a venda a granel permite que os consumidores comprem menores quantidades e é ambientalmente correta e gera menos plástico. Após ser sancionada a lei permitirá que os comércios de Cascavel ofereçam aos consumidores alho sem embalagem, na forma a granel.

 

Moção de Apelo

A Câmara de Cascavel aprovou ontem (21), uma Moção de Apelo ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que tramite em regime de urgência o Projeto de Lei nº 5, de 2022, que “dispõe sobre a proibição, em todo o território nacional, de fabricação, comércio, transporte, manuseio e uso de fogos de artifício de estampido”.

 

Sem Unanimidade

Contudo, a aprovação da moção não se deu por unanimidade. Os vereadores Cidão da Telepar (PSB), Josias de Souza (MDB), Vilmar Melo (PP) e Pedro Sampaio (PSC) votaram contra a Moção.

 

Prestação de Contas

O secretário de Finanças de Cascavel, Edson Zorek, apresentou durante a tarde de ontem (21), a prestação de contas do 3° quadrimestre de 2021, durante Audiência Pública na Câmara de Cascavel. Durante a apresentação, o secretário falou sobre o equilíbrio das contas do Município de Cascavel.

 

Prestação de Contas II

O secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior faz hoje (22), a prestação das contas do Paraná, em audiência pública na Assembleia Legislativa. A audiência terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. Serão apresentados os dados do Governo relativos ao cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2021 – de setembro a dezembro de 2021.

 

Brasil e Argentina

O governador do Paraná em exercício, Darci Piana, recebeu o embaixador da República da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, e o governador da Província de Santiago del Estero, Gerardo Zamora, no Palácio Iguaçu. Durante o encontro, Piana apresentou as principais políticas do Governo do Estado, oportunidades para investidores argentinos e também conheceu projetos do país vizinho.

 

Pregão Eletrônico

O Pleno do Tribunal de Contras do Paraná voltou a recomendar que os gestores públicos deem preferência à realização de pregões eletrônicos, em lugar de presenciais, para adquirir bens e serviços comuns. De acordo com o conselheiro Fernando Guimarães, disse que a modalidade eletrônica “possibilita maior concorrência e tem o potencial de gerar ajustes mais vantajosos ao órgão licitante”.

 

Associações de Municípios

Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que regulamenta a criação e o funcionamento das associações de municípios. Conforme o texto, as associações de municípios poderão se constituir como entidades de direito público ou privado. Além disso, será permitida a filiação de entes que não sejam municípios, o que poderá permitir o ingresso dos estados e do Distrito Federal.