Opinião

Informe da Redação

 

 

Não querem deixar?

Durante a primeira sessão ordinária de 2022 na Câmara de Cascavel, o presidente da Câmara e pré-candidato a deputado federal, Alécio Espínola, disse estar “difícil” entrar no cenário eleitoral para disputar as eleições de outubro de 2022. “Os homi grande não quer deixar os pequenininho ser candidato. Eu to passando um apuro que só eu sei. Os grandão liga pra um, liga pra outro e fala: ‘Que que esse cara quer? Quem acha que é na Ordem do Dia’. Tá difícil (sic)”, desabafou Alécio.

 

Habitação Popular

Na primeira sessão do ano realizada na Câmara de Cascavel, os vereadores aprovaram duas proposições que tratam da regularização de áreas para habitação popular. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade. Mais de 60 famílias serão beneficiadas com a aprovação dos dois projetos.

 

Projetos

O primeiro PL, n° 160/21, autoriza o Poder Executivo a doar imóvel para utilização de Programa Habitacional de Interesse Social. O imóvel foi avaliado em aproximadamente R$ 2 milhões. Já o PL nº 168/21, autoriza o Executivo a classificar como bem público de uso comum e a doar à Cohavel lotes do Loteamento Parque Residencial Santa Cruz.

 

Protestos

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, esteve em Cascavel ontem (7), participando do Show Rural Coopavel. Na chegada do evento, o vice-governador foi recebido com protestos de policiais militares que pediam reajuste salarial e valorização da categoria.

 

Roman no Irã

Uma comitiva do Futebol Clube Cascavel desembargou no Irã em busca de abertura de mercado e estreitar relações com times locais. A comitiva ficará no Oriente Médio duas semanas. A comitiva é acompanhada pelo deputado federal Evandro Romam, apesar de as sessões da Câmara terem retornado na semana passada.?

 

Roman no Irã II

A reportagem do jornal O Paraná entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado para saber se ele teria ido junto com a comitiva para representar a Câmara Federal ou alguma comissão, contudo, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

 

Câmara de Toledo

O legislativo de Toledo deu início aos trabalhos em plenário em 2022. A solenidade de abertura foi realizada ontem (7). O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, participou da abertura e falou aos vereadores sobre os projetos de Toledo para 2022, bem como as expectativas para o ano.

 

Audiência Pública

A Câmara de Foz do Iguaçu realiza na quarta-feira (9) uma Audiência Pública para debater a Guarda Municipal. Entre os assuntos da pauta, medidas que serão tomadas para adequação da lei que trata da Guarda Municipal, para que seja alterada e atualizada, buscando instituir mandato ao Corregedor e Ouvidor, bem como seja corrigido o quadro limitador para as classes de subinspetor e inspetor.

 

Milhas Aéreas

A Alep aprovou ontem (7), em primeiro turno, o PL 659/2019, que trata da conversão de milhas aéreas, adquiridas com recursos públicos dos Poderes Legislativo e Executivo, para todos os atletas e paratletas do Estado. De acordo com o texto, terão direito ao benefício os esportistas cadastrados em federações ou confederações esportivas que necessitem das passagens para participar de competições oficiais representando o Paraná.

 

Diretor Financeiro

O atual diretor-geral da Aneel, André Pepitone, será o novo diretor financeiro da Itaipu Binacional. A posição na diretoria da usina ficou vaga após o presidente Jair Bolsonaro (PL) indicar o vice-almirante Anatalicio Risden Junior como novo diretor-geral brasileiro da Itaipu.