Opinião

Informe da Redação

 

 

BRDE

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai assinar 20 contratos com clientes do Paraná e Mato Grosso do Sul, durante o Show Rural. São empresas, cooperativas e produtores rurais com projetos de modernização e expansão de atividades agroindustriais. Os investimentos somam R$ 200 milhões.

 

Fiscalização

O Crea-PR divulgou o balanço das fiscalizações preventivas realizadas no Show Rural Coopavel. No total, foram fiscalizados 256 estandes. Deste número, foram identificadas 478 atividades técnicas e vistoriadas 175 Anotações de Responsabilidade Técnica. No balanço total, foram identificadas 22 irregularidades, sendo elas: falta de ART (9); falta de Registro Pessoa Jurídica (07), falta de responsável técnico (2) e exercício ilegal da profissão Pessoa Jurídica (04). Todos os casos foram notificados e têm um prazo para estabelecerem a regularização junto ao Conselho.

 

IPVA

A Secretaria de Estado da Fazenda arrecadou no mês de janeiro R$ 1,9 bilhão com os pagamentos do IPVA de 2,3 milhões de contribuintes – quitados à vista ou na primeira parcela. O número representa 50% da frota de veículos do Estado, estimada em 4,6 milhões de carros. Ainda falta o pagamento dos outros 50% da frota.

 

Orientação

O Tribunal de Contas do Paraná formalizou orientação dizendo que é possível que um servidor público de uma prefeitura que tome posse como vice-prefeito, afastado de seu cargo efetivo de origem, seja nomeado para o cargo de secretário municipal. Para tanto, deve haver previsão expressa na Lei Orgânica Municipal que permita essa nomeação; e não pode haver cumulação de remunerações.

 

Vetos

Em reunião de líderes realizada no Senado Federal, os senadores decidiram marcar para a próxima terça-feira (8) uma sessão do Congresso que vai analisar todos vetos presidenciais proferidos nas últimas sansões de projetos de lei. A sessão do Plenário que estava marcada para ontem foi cancelada.

 

Moderação e Equilíbrio

O ex-senador Antonio Anastasia tomou posse ontem (3) como ministro do Tribunal de Contas da União. A cerimônia contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, entre outras autoridades. No discurso de posse, Anastasia disse que vai pautar a atuação no TCU com os mesmos parâmetros que adotou durante toda a vida pública e prometeu moderação e equilíbrio na atuação.

 

Estudos

O IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) realizou ontem (3), uma audiência pública para apresentar á população de Cascavel os novos projetos e estudos de viabilidade para a remodelação das Avenidas Rocha Pombo e Carlos Gomes.

 

Faixas de Espera

As áreas de espera para motos em Cascavel já estão sendo implantadas em vários pontos da cidade.  Equipes da Transitar estão fazendo orientações em ações educativas para orientar os motoristas sobre as faixas de espera. A área de espera é delimitada por duas linhas de retenção, destinada exclusivamente à parada de motocicletas e similares no aguardo da abertura semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

 

Transparência

Na edição 2021 do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), documento formalizado pelo Tribunal de Contas do Paraná, Toledo subiu, em apenas um ano, do 293º para o 58º lugar no levantamento realizado e divulgado nesta semana. O salto de 235 posições nesse ranking se dá em razão do crescimento significativo da nota, que saiu de 62,93% para 93,05%.

 

Concurso

O Consamu abriu processo seletivo para contratar profissionais na região Oeste do Paraná. As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro e as vagas que vão desde agente administrativo até médico e são para Cascavel, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Corbélia, Guaíra, Guaraniaçu, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Palotina, Quedas do Iguaçu, Terra Roxa, Três Barras e Toledo.