Opinião

Informe da Redação

 

 

Pré-candidatos ao Palácio Iguaçu

Os meios político-partidários paranaenses começam a se movimentar, tendo em vista a eleição para o governo do Estado em outubro. Até agora quatro políticos aparecem como pré-candidatos para disputar a chave do Palácio Iguaçu. O primeiro é o atual governador Ratinho Junior (PSD), que busca da reeleição. Outro é o ex-governador e ex-senador Roberto Requião, que ainda busca um partido para disputar o pleito.

 

PSDB e Bolsonarista

O terceiro nome na disputa é do ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que deixou o Podemos, do qual era presidente regional, para se filiar ao PSDB. Ele disse que no Podemos não tinha espaço para se lançar candidato a governador e, por isso, trocou de partido. Por fim, o outro nome ventilado é o do deputado federal Filipe Barros (PSL). Bolsonarista de primeira linha já manifestou a intenção de disputar o Governo do Paraná, caso conte com o apoio do presidente Bolsonaro.

 

Almirante em Itaipu

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que o atual diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, almirante Anatalício Risden Junior, será o novo diretor-geral brasileiro da empresa. O processo de indicação já foi iniciado e que tudo levará mais ou menos duas semanas.

 

Substituição

O almirante vai substituir o general João Francisco Ferreira, que pediu demissão do cargo. O general continuará na direção-geral que a designação do substituto seja publicada no Diário Oficial da União. O pedido de Ferreira de exoneração do cargo foi motivado por razões pessoais.

 

Censo

Com o orçamento do Censo Demográfico 2022 aprovado e sancionado na íntegra em R$ 2.292.957.087,00, o IBGE informa que a coleta da pesquisa terá início no dia 1º de agosto. Antes prevista para 1º de junho, a data da coleta precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários.

 

Empossados

O Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, empossou os 40 novos membros do Conselho Estadual da Juventude (Cejuv). O grupo é formado por representantes de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil. A cerimônia foi no Palácio Iguaçu. De caráter consultivo, o Cejuv acompanha e atua baseado nas diretrizes do Plano Estadual da Juventude, que contém as ações a serem realizadas nos próximos cinco anos.

 

Auditoria

O Tribunal de Contas do Paraná realizou auditoria para verificar as ações de 20 municípios na área da educação durante o período da pandemia. Os municípios foram selecionados com base no Índice do Ideb de 2019, tendo sido escolhidos aqueles com as quatro melhores e as 16 piores notas.

 

Conclusão

Como resultado, o TCE constatou que todos os municípios auditados apresentam pelo menos uma inadequação relacionada a essas questões. Diante disso, sugeriu implementação de 17 medidas corretivas por parte das prefeituras, a fim de afastar as impropriedades e assegurar o atendimento adequado aos estudantes em meio à crise na área provocada pela pandemia.