Opinião

Informe da Redação

Desassoreamento

Na sexta-feira (21), a partir das 9h, a Sanepar vai realizar um workshop virtual sobre o Desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel. No evento serão apresentados os projetos e cronograma das obras de retirada do lodo, a Carta de Cascavel, o plano de manejo da bacia e o plano de segurança da água da cidade. Serão tratadas ainda questões da crise hídrica que atinge o Paraná e a região Oeste. O desassoreamento do lago é sempre um ponto que gera muita discussão e polêmica. Agora, ao que parece, Prefeitura de Cascavel e Sanepar estão chegando a um acordo. Quem quiser participar, confirme sua presença pelo QR Code.

2 informe-QR CODE

 

Legislação urbanística

No próximo dia 28 de janeiro, às 19h, acontecerá no auditório da Prefeitura de Cascavel, a audiência Pública da proposta de lei de regularização de obras e da inclusão de zonas de especial interesse social nos loteamentos Favo de Mel, Jardim da Amizade, Jaborá e Nossa Senhora de Fátima (Juvinópolis). As famílias que vivem nestes loteamentos, enfim, terão seus documentos através do processo de regularização fundiária. A audiência será conduzida pelo IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) e Cohavel.

 

No ‘bicho’ não I

A 4ª Vara Criminal de Maringá, no Norte Central do estado, condenou 11 pessoas denunciadas pelo Ministério Público do Paraná por envolvimento com o “jogo do bicho”. A denúncia – decorrente da Operação Barão de Drummond, que apurou crimes ligados à exploração de jogos ilegais – foi apresentada pela 12ª Promotoria de Justiça da comarca. Entre os denunciados, estão um delegado, um policial civil e um servidor municipal cedido à delegacia de Ivatuba. Os três agentes públicos foram condenados à perda de suas funções.

 

IPVA I

O contribuinte paranaense já sentiu a “dor” com o início do pagamento do IPVA 2022 que, em média, ficou com valor 27% mais alto que em 2021. Como o Governo do Estado já informou, recurso arrecadado não será destinado somente para manutenção da infraestrutura rodoviária, mas também para áreas como saúde, educação e segurança.

 

IPVA II

O valor pago varia conforme o ano e o modelo do veículo pode ter alíquota de 1% (para ônibus, micro-ônibus, caminhões, pertencentes a locadoras, com combustível GNV, categoria aluguel ou espécie carga), ou de 3,5% para demais veículos. Agora, o deputado estadual Requião Filho (MDB) está propondo projeto de lei para que veículos que custam menos de 100 salários mínimos tenham redução de 3,5% para 1% na alíquota.

 

 

TV Show Rural

Um projeto que há muito tempo era amadurecido pelos organizadores finalmente vai sair do papel e dará ainda mais visibilidade ao Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do mundo em transmissão de conhecimentos para a agropecuária. As principais novidades da 34ª edição, de 7 a 11 de fevereiro, poderão ser vistas ao vivo das 10h às 12h, diariamente, pela TV Show Rural no Youtube, acessando o endereço @showruralagro.