Opinião

Informe da Redação

Primeiro mandato

O Jornal O Paraná inicia na edição desta terça-feira (18), uma série de entrevistas com os “vereadores de primeiro mandato” da Câmara de Cascavel. Os representantes do povo que chegaram ao cargo pela primeira vez ao final da contagem do votos em 2020, falam como foi a experiência do primeiro ano. Dentre os “novatos”, estão as vereadores Beth Leal e Professora Liliam, que abrem a série hoje e amanhã. O sonho de chegar ao cargo e “trabalhar pelo povo” pode ser contrastado com a realidade do exercício efetivo do cargo. Não deixe de conferir as entrevistas!

 

Tres x Moro

O conhecido e reconhecido procurador Celso Tres, de passagem marcante por Cascavel, e o ex-juiz, ex-ministro e ainda pré-candidato a presidente da República, Sérgio Moro, trocaram farpas interessantes pelas redes sociais na semana passada. Moro apontou sua metralhadora ‘parlatória’ para o que chamou de “clube dos advogados pela impunidade” chefiados por Lula e disse que não debate com os membros do clube, apenas com o “chefe”.

 

“Suspeito e incompetente”

Celso Tres, por sua vez, lembrou que Moro não é mais o “juiz que mandava no Ministério Público Federal e baixava corretivo na advocacia que arrostasse sua tirania; hoje, de trânsito em julgado, ex-juiz suspeito e incompetente”. Sem dúvida, o debate político de 2022 vai ser bastante interessante e revelador!

 

Nomeações

O presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC) nomeou um novo diretor legislativo da Casa. Com a publicação no Diário Oficial do Município, ontem (17), Rafael Lenon Ximim passa a responder pelo cargo que coordena e supervisiona todos os trabalhos legislativos, bem como assessora tecnicamente os vereadores em suas proposições e o presidente durante as sessões e demais atividades. Rafael Ximim trabalha há quatro anos no Legislativo, onde já foi assessor parlamentar e assessor da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento. Ele é formado em Ciências Contábeis.

 

Escola do Legislativo

Espínola também confiou a diretoria da Escola do Legislativo à servidora de carreira, Francielle Cordeiro Gonçalves. Ela é servidora concursada pela Comissão Permanente de Educação e trabalha há mais de oito anos na Casa. Franciele fez graduação e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

 

Restrições

E o primeiro ato presidência da Câmara de Cascavel em 2022, estabelece que a partir dhoje (18) o Legislativo voltará a adotar o modelo de trabalho remoto e revezamento de servidores no local de trabalho devido ao “o crescente número de casos confirmados de Covid-19 em Cascavel, inclusive entre servidores da Câmara”. O ato tem validade até o dia 28 de janeiro. Até o momento, pelo menos seis servidores estão positivados para Covid-19 e mais de uma dezena afastados após ter contato direto com os colegas.

 

BPFron I

Quem trafegar a partir desta segunda-feira (17) pelo quilômetro 26 da PR-467 em Marechal Cândido Rondon, vai enxergar máquinas trabalhando na terraplanagem da futura sede própria do PBFron (Batalhão de Polícia de Fronteira). A expectativa, segundo representantes da Construtora Êxito, vencedora do processo licitatório do governo do estado, é de que a terraplanagem seja realizada no período de 60 dias. O investimento está previsto em R$ 32,5 milhões, obtido por meio de financiamento do governo do estado junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

 

139 municípios

Criado em 25 de julho de 2012, o BPFron é responsável por mais de 139 municípios da região fronteiriça e exerce um trabalho integrado com as polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, Receita Federal, Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Exército Brasileiro, forças de segurança do Paraguai e da Argentina, entre outros órgãos.