Opinião

Informe da Redação

 

Primeiro Escalão

O deputado estadual Guto Silva (PSD) deixou a chefia da Casa Civil do Paraná e reassumiu ontem (13) o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na qual o parlamentar também tornou pública sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições majoritárias deste ano.

 

Oeste perde Deputado

Com o retorno de Guto Silva as funções legislativas após três anos à frente da Casa Civil, o deputado Ademir Bier (PSD) deixa o cargo que ocupava na Alep desde abril do ano passado.

 

Casa Civil

Quem assume a chefia da Casa Civil do Paraná é o secretário João Carlos Ortega, que estava à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

 

SEDU

A pasta que até então era ocupada por Ortega agora será liderada por mais uma liderança política ligada ao sudoeste do Paraná. O novo secretário será o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi.

 

Sem movimento

O Procon de Cascavel segue inerte em relação aos combustíveis, ou outros assuntos. O último levantamento publicado pelo órgão foi em 2019, quando pesquisas de preços foram publicadas no site do Município. Com a oscilação do preço da gasolina, por exemplo, em várias cidades o órgão tem feito fiscalizações frequentes e inclusive aplicado sanções em caso de abusos. Destaque para Toledo, onde a população pode contar com uma efetiva fiscalização e atuação.

 

Exonerados

A dança das cadeiras iniciou na Câmara de Cascavel. Algumas exonerações já foram publicadas no Diário Oficial do Município ontem (13). Entre as exonerações, a do ex-diretor do Legislativo, Mario Galavoti que estava lotado no gabinete do vereador Policial Madril (PSC) desde quando deixou a diretoria legislativa no ano passado.

 

Exonerados II

Outra exoneração publicada no Diário Oficial é do assessor parlamentar João Merlo, lotado no gabinete do vereador Alécio Espínola (PSC). Merlo chegou a ocupar o cargo de Assessor Técnico do Gabinete do Secretário da Saúde de Cascavel, contudo, após uma denúncia de supostas fraudes em licitações foi exonerado da Prefeitura e nomeado na Câmara.

 

Diretor Legislativo

Ao que tudo indica a nomeação do novo Diretor Legislativo da Câmara de Cascavel deve sair nos próximos dias. Quem responderá pelo cargo é o advogado Marlon Souza, que já trabalhou na Câmara como assessor de um vereador na legislatura passada. A Câmara de Cascavel estava sem Diretor Legislativo desde dezembro, quando Tathyana Bordin pediu exoneração.

 

Audiência Pública

O IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) realizará no dia 28 de janeiro uma Audiência Pública para discutir a proposta de lei de regularizações de obras e nos loteamentos Favo de Mel, Jardim da Amizade, Jabor e Nossa Senhora de Fátima.

 

Piso do Professor

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), encaminhou à Câmara Municipal dois projetos de lei que preveem o abono de R$ 1.810,30 aos 2.617 servidores da educação e que garantem o piso salarial de R$ 4 mil para 40 horas aos professores da rede municipal de ensino. Os Projetos serão votados em Sessões Extraordinárias.

 

Presidente Anvisa

O deputado federal e líder do Governo Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros, criticou o Presidente da Anvisa Antônio Barra Torres durante uma visita em Cascavel. Barros disse que Barra Torres está muito político e que deveria emitir pareceres técnicos e não políticos. Além disso, disse que parar de dar entrevistas seria útil para o Presidente da Anvisa.