Opinião

Informe da Redação

 

 

Ministra em Cascavel

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, estará em Cascavel hoje (12) onde irá realizar visitas em propriedades rurais afetadas pela forte estiagem no Paraná. A ministra também se reunirá com a diretoria do Sindicato Rural de Cascavel em uma reunião na sede da entidade.

 

Nova Ferroeste

A Acic retoma o calendário de suas reuniões empresariais no dia 27 de janeiro, abrindo espaço para atualização e prestação de contas do projeto da Nova Ferroeste. Os convidados são o presidente da Ferroeste, André Gonçalves, e o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Fagundes.

 

G8 contra o Veto

O G8, grupo composto pelas oito maiores entidades de Cascavel, emitiu uma nota pedido que o Congresso Federal derrube o veto do presidente Bolsonaro sobre o Projeto de Lei que prevê o parcelamento de débitos por micros e pequenas empresas renegociar débitos por meio de reparcelamento do Refis.

 

Momento Difícil

A nota informa que o G8 lamenta o veto e a falta de sensibilidade governamental em um momento tão difícil às empresas. “O G8 pede encarecidamente ao Congresso que analise o tema e derrube o veto que impede a vigência do Refis. O Grupo solicita ainda, desta feita ao Comitê Gestor do Simples Nacional, que prorrogue a adesão ao Simples de 2022, que termina no dia 31 de janeiro próximo.”

 

Contrato do Lixo

O vereador Edson Souza (MDB) se reuniu com os presidentes das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e resíduos sólidos na antessala da Câmara de Cascavel para discutir o novo contrato do lixo de Cascavel.

 

Financeiro

Durante a conversa foram apresentadas as demandas dos catadores a fim de que fossem incluídas na proposta do novo contrato do lixo. A maior necessidade apresentada pelos presidentes das cooperativas é com relação ao financeiro. De acordo com os dados, atualmente os catadores não são remunerados pelas atividades que desempenham a média de salário é de R$ 800/mês.

 

IPTU

A Prefeitura de Toledo informou que não haverá aumento no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Segundo a prefeitura, os valores serão reajustados segundo a inflação entre janeiro e dezembro de 2021, a qual, segundo o INPC, foi de 10,16%.

 

Entregas

Os carnês começam a ser entregues a partir de fevereiro nas residências. Já os boletos para pagamento à vista (cota única) ou para pagamento da primeira parcela referentes aos imóveis prediais da sede do município serão entregues nas respectivas residências, pelos Correios.

 

Boas Intenções

O presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Fabio Camargo, disse que “a esmagadora maioria dos prefeitos, bem como dos legisladores municipais do Paraná, é bem-intencionada”. A fala foi realizada após o TCE publicar um levantamento que 84% das prefeituras do Estado apresentaram irregularidades na prestação de contas referente ao ano de 2020.

 

Erros Formais

De acordo com o TCE, as pesquisas mostram que mais de 80% dos problemas registrados nos processos que são analisados pelo TCE decorrem de erros formais, sem má-fé.

 

Nova CPI?

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) protocolou no Senado Federal um pedido de abertura de uma nova CPI sobre a atuação do governo federal na pandemia da Covid-19. Segundo ele, o avanço da variante ômicron e o apagão de dados do Ministério da Saúde, embasam o pedido.

 

Criticou

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teceu críticas ao senador Randolfe Rodrigues por conta do novo pedido de abertura da CPI. Segundo Bolsonaro, o parlamentar “vive de Carnaval”. E disse que não há fato determinado que possa ser apurado em uma nova CPI.