Opinião

Informe da Redação

 

 

Ortega no TCE?

Em outubro de 2022 o conselheiro do TCE, Artagão de Mattos Leão completará 75 anos.  Por conta disso, deverá se aposentar. Sendo assim, o governador Ratinho Junior deve indicar alguém para ocupar a vaga. De acordo com informações, a tendência é que o indicado seja José Carlos Ortega, ex-chefe de gabinete de Ratinho Junior e que atualmente ocupa a SEDU. Entretanto, para o nome precisará ser aprovado pela Alep.

 

Indicação da Alep

Em 2023 abrirá outra vaga para conselheiro do Tribubal. Pois o conselheiro Nestor Baptista completará 75 anos em julho. Com tudo, a indicação de 2023 ficará a cargo da Assembleia Legislativa do Paraná. Quem será o indicado pelos deputados da próxima legislatura?

 

TCE de Olho

O TCE do Paraná indicou à Unioeste a adoção de três medidas para regularizar suas licitações e contratos. As recomendações foram emitidas pelos conselheiros ao julgarem uma Tomada de Contas Extraordinária.

 

Irregularidades e Multas

Foram encontradas irregularidades como: restrição de participação; ausência de cálculo para definição de quantitativos; concessão de reequilíbrio financeiro de contrato sem motivação. Em função dos apontamentos, foram aplicadas 13 multas a cinco servidores da Unioeste, que totalizam R$ 50.980,80.

 

Transporte Coletivo

A Transitar promove hoje (18) uma Audiência Pública para apresentar o projeto e as minutas de edital do novo modelo de concessão do serviço público de transporte para Cascavel. O evento será realizado das 9h às 12h, no Teatro Emir Sfair.

 

Coleta de Resíduos

Já no dia 22 de dezembro é a vez da Sema realizar uma Audiência para debater o novo contrato de concessão dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de Cascavel. O encontro será no auditório da Prefeitura Municipal de Cascavel.

 

Piso Salarial

A Câmara de Cascavel realizou ontem (17), uma reunião aberta com os profissionais da enfermagem do município. O evento foi proposto pelo vereador Edson Souza (MDB) e tinha como objetivo principal discutir as reivindicações da categoria e reivindicar a aprovação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem, em Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados.

 

Aeroporto de Toledo

Após 21 meses com operações suspensas em virtude da pandemia da Covid-19, a Azul Linhas Aéreas volta a operar voos comerciais em Toledo. Este retorno ocorrerá segunda-feira (20), às 14h40, quando pousará na pista do Luiz Dalcanale Filho a aeronave ATR-72 vinda do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A companhia que antes da pandemia fazia a rota Toledo-Curitiba, agora irá operar a rota Toledo-Campinas.

 

Censo 2022

Representantes do IBGE se reuniram com servidores da Prefeitura de Toledo da reunião de planejamento e acompanhamento do Censo de 2022. A intenção do encontro era expor aos presentes como será realizado o levantamento estatístico que traz os dados populacionais, entre eles os socioeconômicos, o modo de vida de uma população e os étnicos.

 

Barros no TCU?

O presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira disse que apoiaria o nome do deputado federal e líder do Governo Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros (PP) na disputa por uma vaga no TCU no ano que vem. De acordo com informações, Barros ficou de consultar os aliados antes de dar uma resposta definitiva.