Cotidiano

Informe da redação

Pedra fundamental 2ª ponte

Os presidentes do Brasil e do Paraguai vão se encontrar nesta sexta-feira (10) para lançar a pedra fundamental da segunda ponte entre os dois países e assinar os convênios de delegação da construção e também do repasse de recursos de Itaipu. A solenidade deve ocorrer a menos de dez metros do eixo central onde será erguida a segunda ponte, no Marco das Três Fronteiras, na região do Porto Meira. O encontro dos presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez para a solenidade de assinaturas está agendado para as 13h.

Sonho de 30 anos

Será a segunda vez que os dois presidentes se encontrarão em Foz do Iguaçu. A segunda ponte é um sonho de mais de 30 anos e o início de sua construção foi assumido pelo presidente Bolsonaro logo após a posse. A obra é considerada estruturante e movimentará a economia da região. A ponte está orçada em R$ 456.138.389,24, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro. A conta ficará por conta do lado brasileiro da Itaipu.

Coaf com Moro

Relator da Medida Provisória que definiu a reorganização de ministérios no Governo Bolsonaro, o senador Fernando Bezerra Coelho informou ontem ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que irá manter em seu relatório o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) dentro da estrutura da pasta, apesar de “pressões” para que retorne ao Ministério da Economia.

Convencimento

Bezerra Coelho, que é também o líder do Governo no Senado, disse que terão trabalho: “É evidente que precisa haver um trabalho de convencimento e mobilização para que o governo possa construir a maioria na votação dessa matéria, que certamente será destacada no plenário e na comissão”.

Aniversário polêmico

Mais um capítulo para a polêmica data do aniversário de Cascavel. Após o vereador Celso Dal Molin (PR) elaborar um longo dossiê no qual “provava” que Cascavel deveria comemorar seu aniversário dia 14 de dezembro, a Câmara rejeitou a proposta por um voto de diferença e manteve a data de 14 de novembro. O placar foi de 9 x 10.

Confusão

Ao longo das suas quase sete décadas, Cascavel já comemorou aniversário em dezembro, em novembro, em dezembro e, desde 2010, de novo em novembro. A confusão ocorre porque em 14 de novembro de 1951 foi publicada lei criando o município, que só foi instituído de fato em 14 de dezembro de 1952.

6ª vez réu

A vida pós-Presidência não tem sido fácil a Michel Temer. Ontem o ex-presidente virou réu pela sexta vez. Agora, o emedebista responde por organização criminosa e obstrução de Justiça. A decisão é do juiz Marcus Vinícius Reis Batos, da Justiça Federal em Brasília, e atinge também os ex-ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia).

A denúncia

A denúncia contra Temer foi apresentada em 2017 pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot. O ex-presidente foi acusado de comandar uma organização criminosa e de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. No mês passado, a acusação foi ratificada pelo Ministério Público Federal em Brasília.

PPS dissolvidos

O diretório estadual do Cidadania23 PR decidiu pela dissolução de diretórios municipais que não atenderam as normas estabelecidas para as eleições municipais. Os motivos das dissoluções são infidelidade partidária e não cumprimento da resolução eleitoral estadual. Foram dissolvidos diretórios em 83 cidades. Na Regional de Cascavel, foram atingidos Cafelândia, Vera Cruz do Oeste, Nova Aurora e Lindoeste. Na de Foz, Matelândia e Medianeira.

Bufê de luxo

A juíza Solange Salgado, de Brasília, suspendeu a contratação de um bufê de luxo pelo STF orçado em R$ 1,3 milhão.