Política

Informe da redação

Weintraub no Senado

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, estará terça-feira (7), às 11h, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A expectativa é de que ele pontue as metas da pasta para a área da educação, as estratégias e as políticas públicas que levarão ao aumento do desempenho educacional do Brasil.

Posicionamento

O senador Flávio Arns (Rede/PR), que vai presidir a reunião, destaca que é preciso cobrar um posicionamento dos gestores. “O ministro da Educação deve destacar o que é relevante e urgente para o setor, como o Plano Nacional de Educação, a necessidade de transformar o Fundeb em um fundo permanente, a valorização dos docentes, a profissionalização dos jovens e a educação em tempo integral. É preciso intensificar o diálogo para que a educação avance no Brasil”, argumenta.​

Diretorias na Itaipu

Tem gente que não para de consultar o Diário Oficial à espera da definição dos nomes que vão compor as diretorias Administrativa, Jurídica, Técnica e de Coordenação da Itaipu Binacional. A Itaipu é presidida pelo general Joaquim Silva e Luna e tem como diretor Financeiro, o vice-almirante Anatalício Risden Junior. E os salários são de dar gosto!

Rigor verde

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo e as equipes do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde aplicaram 930 autos de infração ambiental em 2019 em 190 municípios do Paraná por desmatamento irregular (51%), posse ilegal ou maus-tratos a animais (18%), efluentes industriais (17%) e pesca fora dos lugares permitidos por lei (5%). Cerca de 90% foi registrado pela polícia, o que resultou em mais de R$ 5 milhões em multas.

Parceria

O número representa quase 40% de tudo o que foi aplicado em 2018, com 2.570 autos de infração. O volume é resultado do fortalecimento da parceria entre o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e a Força Verde. Além disso, o sistema de autuação e registro da ocorrência passou a ser digital.

Produtividade

O governo federal vai mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local para apresentar soluções em prol da competitividade. Para isso, na próxima quinta-feira (9), no câmpus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, será apresentado a empresários paranaenses o programa “Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos”.

Aplicativo

Cerca de 300 empresários devem participar da plenária, a partir das 8h, quando também será lançado o webaplicativo Mobiliza Brasil, que vai levantar os gargalos com base em temas e subtemas. A ferramenta permitirá aos empresários presentes indicar os principais obstáculos, que serão ranqueados de forma inteligente para construção, direcionamento e apresentação das políticas públicas necessárias à solução das questões no estado e no país.

Lavagem de dinheiro

O MPPR sedia nos dias 23 e 24 de maio o seminário Técnicas Especiais de Investigação em Lavagem de Dinheiro. Voltado a integrantes do MP de todo o País, o evento visa debater métodos de apuração aplicados à lavagem de dinheiro, com vistas a aperfeiçoar a metodologia de combate a esse crime.

Operação Piloto

A ação penal ligada à Operação Piloto fica na Justiça Federal Comum. No fim da manhã dessa sexta-feira (3), o juiz federal Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Criminal de Curitiba, negou o pedido feito por um dos réus, o empresário Jorge Atherino, para transferir o caso para a Justiça Eleitoral, sob alegação de conexão com infrações eleitorais (caixa dois). Autor da denúncia oferecida em setembro passado, o MPF (Ministério Público Federal) já havia defendido que o caso permanecesse na Justiça Federal Comum.