Política

Informe da Redação

Inovação, Concurso Consamu

Plano de Logística

Na quarta-feira (20), a FIEP realizará em Cascavel uma audiência para debater a atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte. Elaborado em uma construção coletiva que envolveu representantes de diversas entidades do setor produtivo e da sociedade civil, o PELT apresenta as obras prioritárias para que o Estado elimine gargalos na área de infraestrutura.

 

Plano de Logística II

Além de Cascavel, outras cidades do Paraná recebem durante a semana audiência para debater o tema. Os eventos serão abertos a lideranças empresariais e técnicos indicados pelas entidades, que revisarão todas as obras que constam no PELT, apontando quais já evoluíram e indicando outras intervenções que precisam ser colocadas entre as prioridades para cada região.

 

Inovação

Elaborado em conjunto por diversas entidades locais, o plano de Inovação Agro Cascavel será apresentado na quarta-feira (20), no Sindicato Rural. A finalidade do plano é dinamizar o ecossistema de inovação do agronegócio no município. O plano estratégico é o resultado de um trabalho conjunto formado por entidades públicas e privadas que serão responsáveis também em dar suporte às ações programadas.

 

Concurso Consamu

Prosseguem até o dia 29 de julho as inscrições ao Processo Seletivo Simplificado do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná). Ao todo são 114 vagas, mais cadastro de reserva, distribuídas em treze municípios da região de abrangência do Consamu.  As vagas são para os cargos de agente administrativo, enfermeiro, farmacêutico, médico, motorista, rádio operador, técnico em enfermagem e técnico em farmácia.

 

ICMS

O Governo do Paraná anunciou ontem (18) a redução do ICMS sobre o etanol. A medida já está valendo desde o último sábado (16). A alíquota do imposto passará de 18% para 12% no Estado. A redução se adapta à PEC nº 123, promulgada pelo Congresso Nacional na semana passada. Em 1º de julho, o governo do Paraná havia reduzido o ICMS sobre a gasolina e energia elétrica para 18%.

 

Sessões de Julgamentos

Com o término das medidas emergenciais decorrentes dos registros suspeitos de atividades maliciosas na infraestrutura tecnológica do TCE do Paraná, as sessões ordinárias dos órgãos colegiados da Corte estão sendo retomadas. Nesta semana serão realizadas duas sessões do Tribunal Pleno. As sessões da Primeira e da Segunda Câmaras, que se alternam semanalmente com as sessões do Pleno, recomeçarão na próxima segunda-feira (25).

 

Candidaturas Presidenciais

As convenções para homologar as candidaturas dos presidenciáveis serão realizadas ainda no mês de julho. O MDB nacional realizará no próximo dia 27 a convenção para homologar a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. Dos principais pré-candidatos, Simone será a última a ser oficializada pelo partido.

 

Outras Candidaturas

O ex-senador Ciro Gomes (PDT) lançará sua candidatura em 20 de julho; o ex-presidente Lula (PT), um dia depois, no dia 21; e o presidente Jair Bolsonaro (PL), em 24 de julho. Ciro, Lula e Jair Bolsonaro realizarão eventos presenciais em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

 

Cabeças do Congresso

O Senador Alvaro Dias (Podemos) foi escolhido, mais uma vez, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional. O senador paranaense, na opinião dos analistas do Diap, se destaca como debatedor.