Política

Informe da Redação

Segurança Pública. Frente da Educação

Segurança Pública

O presidente da Acic e do G8 (Grupo das entidades do setor produtivo de Cascavel), Genesio Pegoraro, participou de uma reunião da Faciap, em Curitiba. Na oportunidade, Pegoraro entregou ao governador do Paraná, Ratinho Junior, ofício das entidades pedindo ao governador por melhorias na área da segurança pública em Cascavel.

 

Frente da Educação

Representantes de municípios da região se reuniram ontem para debater a Frente Paranaense da Educação Paralímpica, programa que resulta da parceria firmada entre governo estadual e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de oferecer capacitações relacionadas ao assunto a profissionais da educação e dos esportes.

 

Menores aprendizes

Os parlamentares votam na sessão plenária de segunda-feira (18) a redação final do projeto de lei 385/2019, que obriga as empresas que desejam contratar com o Estado do Paraná, suas autarquias, empresas públicas e fundações, a comprovar o cumprimento das Leis e Decretos no que concerne a inclusão do aprendiz. O texto altera a lei nº 15.608/2007, Lei de Licitações do Estado do Paraná, que estabelece normas sobre licitações, contratos administrativos e convênios no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná.

 

Convenção

A Federação Brasil pela Esperança do Paraná fará a convenção no dia 23 de julho, no período da manhã. Os partidos PCdoB, PT e PV farão individualmente e no período da tarde irão formalizar as candidaturas de Roberto Requião (PT) e Hermas Brandão (PV) ao governo do Paraná, além da chapa de deputados federais e estaduais.

 

E o Senado?

Segundo informações, a vaga da federação para a disputa do Senado ficará aberta até o dia cinco de agosto, na espera de um acordo com o PDT, dos deputados Gustavo Fruet e Goura Narataj.

 

Experiência

A Escola do Legislativo e a Procuradoria Especial da Mulher da Alep realizou o 1º Evento de Aperfeiçoamento para Vereadoras Paranaenses. Durante três dias, legisladoras, suplentes e assessoras de 73 municípios, puderam trocar experiências e adquirir conhecimento que ajudarão na formatação de políticas públicas mais eficientes em seus municípios e do mandato, além de ações voltadas à proteção e engajamento feminino.

 

Votação Paralela

As Forças Armadas apresentaram no Senado, uma proposta de votação paralela no dia da eleição com cédulas de papel. A recomendação foi feita pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira. A sugestão segue a linha do discurso recorrente do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, que tem colocado em dúvida a segurança do processo eleitoral.

 

Informações dos Preços

O STF recebeu duas ações apresentadas por partidos políticos contra decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que obriga postos de combustíveis a informarem os preços praticados antes da lei que impôs um teto para a alíquota do ICMS cobrado pelos estados.

 

Ações

A Ação Direta de Inconstitucionalidade 7209 foi ajuizada pelo PDT, e a ADI 7210 foi apresentada pelo PT, PCdoB, PSOL, PSB, Rede Sustentabilidade, PV e pelo Solidariedade. As legendas argumentam que o decreto foi editado com objetivo eleitoreiro de estampar em todos os postos de gasolina o resultado de alteração da lei promovida pelo Congresso Nacional, fazendo os estabelecimentos afixarem publicidade institucional em favor do governo federal.