Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

Vice no MDB

A executiva estadual do MDB se reuniu ontem (21) para discutir a filiação do vice-governador Darci Piana ao MDB. Caso se concretize a aliança, o governador Ratinho Junior (PSD) terá o maior tempo de televisão e rádio na eleição de 2022, sem contar que União Brasil e Progressistas os quais também devem coligar com o partido do governador.

 

Nove Deputados

Nove deputados devem se filiar, nesta sexta-feira (25), ao PDS do governador do Paraná, Ratinho Junior. Com isso, a bancada do partido na Alep passará de sete para 14 deputados. São esperadas as filiações de Ademar Traiano (PSDB), Paulo Litro (PSDB), Gugu Bueno (PL), Evandro Araújo (PSC) e de toda a bancada do PSB: Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Cury, Artagão Junior, Jonas Guimarães e Tiago Amaral.

 

Câmara Federal

O PSD também ganhará reforço na Câmara Federal. Quem também se filiará ao partido do governador é o deputado federal Luiz Nishimori, que está saindo do PL. E no último dia 12, o PSD já havia filiado as deputadas federais Leandre, ex-PV, e Luisa Canziani, ex-PTB.

 

Inclusão I

Ontem (21), dia Nacional e Internacional de Conscientização sobre a Síndrome de Down, a Assembleia Legislativa do Paraná oficializou a contratação da primeira funcionária com Síndrome de Down da Alep. Aos 42 anos, Karina Gouvea reforçou o seu longo currículo vai atuar como secretária de gabinete do deputado Pedro Paulo Bazana (PV).

 

Inclusão II

Em Cascavel, a Câmara de Cascavel abriu a exposição do Coletivo de Arte Olhar21, formado por artistas com Síndrome de Down. Promovida pelos vereadores Alécio Espínola e Mazutti, ambos do PSC, a mostra permanece no saguão do Legislativo até sexta, dia 25. O evento é resultado de uma parceria entre a Câmara, por meio da Escola do Legislativo, e a Associação Olhar Down.

 

Sampaio na Infraestrutura

O atual secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, será o substituto de Tarcísio Gomes de Freitas no Ministério da Infraestrutura a partir de abril. Tarcísio deixará o cargo até 1º de abril, para disputar o governo de São Paulo.

 

Confiança

Sampaio é considerado homem de confiança de Tarcísio e do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. Além disso, Sampaio é genro do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos.

 

Ministros Candidatos

Outros ministros, como Rogério Marinho – Desenvolvimento Regional, Damares Alves – Mulher, Família e Direitos Humanos, Marcos Pontes – Ciência e Tecnologia vão deixar seus respectivos cargos a partir de 31 de março para disputar a eleição de outubro.

 

Parcelamento

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Instrução Normativa que possibilita o parcelamento de débitos tributários sob responsabilidade dos Municípios, relativos às contribuições previdenciárias. Com isso, poderão ser pagos em até 240 prestações os débitos tributários, inclusive os relativos às contribuições incidentes sobre o 13º salário.

 

Cônsul

O prefeito Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu, recebeu ontem (21), a cônsul brasileira em Porto Iguaçu (Argentina), Andrea Giovannetti, que assumiu o cargo em janeiro e realizou a primeira visita oficial ao município para tratar da criação de iniciativas conjuntas entre os países.

 

Integração

Giovannetti elogiou a integração entre os países, que mantêm conversas constantes e diálogos abertos na proposição de projetos que buscam a melhoria na economia, trânsito e trocas culturais. A reunião contou ainda com a presença do vice-cônsul, Antonio Xavier.