Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

Telegram

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na tarde de ontem (18), a suspensão do aplicativo de mensagens Telegram no Brasil. A ordem atende a um pedido da Polícia Federal e foi encaminhada a plataformas digitais e provedores de internet, que devem adotar os mecanismos para inviabilizar a utilização do aplicativo Telegram no país.

 

Falta de Cooperação

De acordo com a decisão, o motivo do bloqueio ocorreu após o Telegram não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas. No pedido encaminhado ao Supremo, a Polícia Federal que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países.”

 

Afastamento

O Ministério Público recomendou ao prefeito Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu, afastar o diretor do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu e dá um prazo de 96h para uma resposta do prefeito. O motivo seria a possível deflagração de greve aprovada pelos trabalhadores do hospital, descontentes principalmente com a nova política de pagamento de extras através do banco de horas.

 

Resposta

A Prefeitura de Foz se manifestou e informou que a designação da Diretoria da Fundação Municipal de Saúde de Foz é feita pelo conselho curador da instituição, por conta disso, o prefeito não pode tomar essa decisão.

 

Prioridade

A Prefeitura de Foz sancionou uma lei que institui o tratamento diferenciado e favorecido em licitações públicas às microempresas, empresas de pequeno porte e aos microempreendedores individuais sediados em Foz do Iguaçu.

 

Benefícios

Aos pequenos empresários será concedida prioridade nas contratações públicas de bens, serviços e obras, até o limite de 10% do melhor preço válido. Ou seja, caso uma empresa local dispute uma licitação com uma de outro município, mesmo que o lance seja até 10% maior, ela será a ganhadora do certame, respeitando os limites estabelecidos em lei.

 

Escola de Formação

A Câmara de Cascavel discute na semana que vem um Projeto de Lei que cria a Escola de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Cascavel. O objetivo é proporcionar autonomia na realização dos cursos e capacitações dos candidatos ao cargo efetivo de Guarda Municipal, bem como aos servidores em exercício. A matéria é de autoria do Poder Executivo.

 

Ao Senado

O deputado federal Paulo Martins (PSC) afirmou pelo Twitter, que é candidato ao Senado Federal pelo Paraná. Contudo, a decisão de Paulo Martins em disputar o Senado pode causar um incomodo com o também pré-candidato Guto Silva, já que ambos são da base do Governo Ratinho Junior.

 

No PSB

Três meses após deixar o PSDB, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin anunciou que vai se filiar na próxima quarta-feira (23) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). No mesmo ato vai ser anunciada a indicação de Alckmin como candidato a vice-presidente da República na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Indígenas

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza na segunda-feira (21), uma audiência pública que vai tratar da implantação de Casas de Passagem Indígenas nas principais cidades do Paraná para atender os povos que estão em trânsito entre suas aldeias. O encontro será realizado de forma remota a partir das 9 horas e contará com transmissão da TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.