Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

Reforço no PSD

No próximo dia 25 de março, o governador Ratinho Junior vai abonar a ficha de filiação de lideranças, prefeitos e deputados estaduais, durante um evento de filiação do PDD.

 

Reforço no PSD

Chegam a sigla Ademar Traiano (PSDB), Paulo Litro (PSDB), Luiz Cláudio Romanelli (PSB), Artagão Junior (PSB), Tiago Amaral (PSB), Jonas Guimarães (PSB) e Gugu Bueno (PL). O deputado federal Luiz Nishimori (PL) também vai se filiar ao PSD de Ratinho Junior. Além disso, também podem optar pela legenda, Tercílio Turini (CDN), Douglas Fabrício (CDN), e Soldado Adriano José (PV).

 

Baixa no PSB

O deputado federal Aliel Machado é a mais nova baixa no PSB. Sem perspectiva de eleições sem coligação, os parlamentares da sigla estão debandando geral em todo o país. Estima-se que o PSB, de uma bancada com 30 deputados, murche para 15 até o fim deste mês.

 

Requião no PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Curitiba hoje (18), para participar da cerimônia de filiação do ex-governador do Paraná Roberto Requião ao PT. A cerimônia de filiação, com presença também da presidenta Nacional do PT e deputada federal pelo estado, Gleisi Hoffman, acontecerá a partir das 18h, no pavilhão da Expo Unimed, em Curitiba.

 

Novo Procurador-Geral

O governador Ratinho Júnior assinou o decreto de nomeação do procurador Gilberto Giacoia para o cargo de procurador-geral de Justiça do MPPR. Giaocoia, que está sendo reconduzido para o cargo, foi o segundo mais votado na eleição do MPPR, realizada nessa terça (15).

 

Quem decide

Conforme determinam as Constituições Federal e Estadual, o governador do Estado tem a atribuição para indicar quem será o novo PGJ dentre os nomes que compõem a lista tríplice, formada pelos três candidatos mais votados pelos membros do MPPR. O promotor Francisco Zanicotti recebeu 418 votos, seguido por Giacoia, com 414, e o promotor Fuad Chafic Abi Faraj, com 106 votos.

 

Novo Cmei

O vereador e a vereadora de Cascavel, Policial Madril e Professora Liliam enviarem ao Executivo uma indicação solicitando providências para a construção de um novo Cmei no bairro Neva, em Cascavel. A proposição já foi remetida à Secretaria Municipal de Educação.

 

Relações Exteriores

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, recebeu o ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson. Entre os assuntos debatidos no encontro com o ministro, estão a logística do trânsito de cargas em Foz do Iguaçu, que tende a aumentar expressivamente com a conclusão da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai.

 

FPM

Será creditado hoje (18) nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao segundo decêndio do mês de março, no valor de R$ 920.420.912,06, já descontada a retenção do Fundeb. Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 1.150.526.140,08.

 

Violência Institucional

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que torna crime a violência institucional, caracterizada como submeter a vítima de infração penal a procedimentos desnecessários, repetitivos ou invasivos que a leve a reviver, sem estrita necessidade, a situação de violência. O texto será enviado à sanção presidencial.