Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

Tratado de Itaipu

De acordo com o diretor-geral da Itaipu binacional, Anatalicio Risden Junior, o Anexo C do Tratado de Itaipu que tem vigência até 2023, que trata das bases econômicas e financeiras contrato, não deverá dar fim ao pagamento dos royalties (compensação financeira) aos municípios lindeiros da usina, pelo menos em curto prazo.

 

Nova Pesquisa

Pesquisa Quaest/Genial Investimentos, divulgada ontem (16), mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue a frente na corrida presidencial. Ele está com 44% das intenções de voto. O segundo colocado é o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%. Na sequência, pela ordem, aparecem Sergio Moro (Podemos) com 7%, Ciro Gomes (PDT) com 7%, João Doria (PSDB) com 2%, André Janones (Avante) com 2% e Simone Tebet (MDB) com 1%. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.

 

Segundo Turno

Nos cenários de segundo turno, Lula teria vantagens sobre todos os candidatos. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de março, com duas mil entrevistas domiciliares em 120 municípios das cinco regiões do País. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-06693/2022.

 

Maior Bancada

Com novas filiações realizadas o Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, passa a ter a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 63 deputados federais. A legenda superou o União Brasil, que conta com 60 parlamentares. A expectativa é que a bancada fique ainda maior com a filiação do deputado federal Filipe Barros, que está deixando o União Brasil.

 

Lee no Democracia Cristã

O deputado estadual Coronel Lee, bolsonarista de carteirinha, deixou o PSL, antigo partido do presidente para se filiar ao partido Democracia Cristã, partido pelo qual Lee deverá ser candidato a deputado federal no pleito de 2022.

 

PEC 122/15

Representantes da Confederação Nacional de Municípios estiveram com o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para reforçar a importância da aprovação da PEC 122/2015, que prevê a proibição da criação de novas obrigações aos Entes locais sem definir a origem dos recursos.

 

Reforço

Além do ministro da Casa Civil, a urgência da aprovação do texto já foi reforçada pela CNM para o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o deputado Ricardo Barros (PP), líder do governo na Câmara. A PEC está sendo analisada na Câmara dos Deputados.

 

Ao Trabalho

A prefeitura de Cascavel determinou que as gestantes lotadas na Secretaria de Saúde retornem ao trabalho presencial. Elas estavam realizando as atividades em home office por força da pandemia de covid-19. A portaria foi publicada ontem (16), no Diário Oficial e é assinada pelo secretário de Saúde, Miroslau Bailak.

 

Audiência Pública

Será realizada hoje (17), na Câmara de Cascavel, a Audiência Pública que tem como tema o “Passaporte Sanitário e as vacinas experimentais”, organizada pelos vereadores Sadi Kisiel (Podemos), Romulo Quintino (PSC) e Cidão da Telepar (PSB).

 

Ouvidoria

A vereadora Professora Liliam (PT) apresentou uma solicitação ao prefeito Leonaldo Paranhos para que o Executivo crie de um canal exclusivo para servidores estabelecerem interlocução com o Poder Público, com sugestões, avaliações e denúncias, inclusive de forma anônima, quando julgarem necessário.

 

Região Trinacional

As demandas em logística da região trinacional foram apresentadas ao diplomata do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, ontem (16), em Foz do Iguaçu. As pautas fazem parte do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS).