Educação

Influenza: PAEE realiza campanha de vacinação contra a gripe

Equipe de Enfermagem realizou duas ações importantes no último mês – campanha de vacinação na Universidade e educação em saúde nos hospitais

O PAEE (Pronto Atendimento de Enfermagem Escola) da Universidade Paranaense – Unipar recebeu 70 doses da vacina contra o vírus influenza, disponibilizadas pela rede pública de saúde de Cascavel, para atender os professores – considerados grupo de risco.

A campanha de vacinação contra a gripe aconteceu no mês de maio, antes do início do inverno (21 junho), com a versão trivalente do imunizante, que protege das cepas H1N1, H3N2 e do tipo B Yamagata. Ao término da campanha, as doses extras contemplaram, ainda, colaboradores que tinham interesse na vacinação.

O vírus que está se espalhando é o H3N2, um subtipo do vírus influenza A. A gripe começou nos Estados Unidos e, segundo o Ministério da Saúde, em três estados brasileiros já foram diagnosticados casos. A enfermeira responsável técnica do PAEE, Ângela Graeff, destaca que a vacinação é a estratégia mais importante para evitar surtos dessa doença, porém, não é motivo de alarde.

Além de aplicar a vacina, a equipe do PAEE também orienta sobre reações e formulação da vacina e como se proteger contra a gripe. Entre os cuidados estão: higienização correta e frequente das mãos após tossir ou espirrar, usar álcool 70%, não tossir na mão, não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal, evitar locais fechados e aglomerados, manter o ambiente arejado, entre outros.

Outra ação de educação em saúde realizada pelo PAEE aconteceu em parceria com a Unimed, beneficiando colaboradores dos hospitais Uopeccan, Gênesis e Nossa Senhora da Salete. Às equipes foi apresentada a dinâmica da higienização das mãos com a tecnologia desenvolvida na Universidade – a Caixa Negra.

“A conscientização dentro do ambiente de saúde é importantíssima para evitar infecção cruzada de bactérias entre pacientes e para a proteção individual dos funcionários, além de ser um instrumento de trabalho da equipe de Enfermagem”, destaca Ângela.