Cotidiano

Inflação de fevereiro é a menor no mês desde 2000, diz IBGE

São Paulo – A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro acelerou 0,32% na comparação com a alta de 0,29% registrada em janeiro, de acordo com dados divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar do avanço, o indicador registrou a menor taxa para o mês desde 2000 (0,13%).

Nos dois primeiros meses de 2018, o IPCA acumula alta de 0,61%, menor percentual para o período desde a implantação do Plano Real em 1994. No acumulado de 12 meses, o indicador registra avanço de 2,84%, sendo o menor resultado desde 1999.

Fernando Gonçalves, gerente na Coordenação de Índices de Preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afirmou que as taxas de inflação em patamares baixos refletem as quedas nos preços de alimentos.

Os gastos com alimentação e bebidas recuaram 0,33%, ajudando a conter a inflação em 0,08 ponto porcentual. De acordo com Gonçalves, o efeito da demanda sobre a inflação é mais espalhado e difícil de medir.