Esportes

Infantino defende Copa com 48 seleções: ?Mais países podem sonhar?

Após o anúncio da ampliação da Copa do Mundo para 48 seleções a partir de 2026, o presidente da Fifa, Gianni Infantino defendeu o acréscimo de 16 seleções no torneio. Para o dirigente suíço, agora mais países podem ter a chance de jogar a fase final do torneio.

– Mais países podem sonhar – disse Infantino.

O dirigente ainda argumentou que o tempo de duração do Mundial permanecerá o mesmo que é atualmente. Assim como o número de partidas que o campeão terá que disputar no torneio.

– A boa notícia é que o Mundial com 48 equipes seguirá sendo disputado em 32 dias, que a seleção vencedora jogará sete partidas e que o torneio acontecerá em 12 estádios como acontece agora – defendeu o suíço.

Para Infantino, a Copa precisa entrar no século XXI e o torneio não pode se resumir às potências do futebol mundial.

– Devemos desenhar o Mundial do século XXI. O futebol não se limita a Europa e a América Latina.

Com a mudança para 48 seleções, o torneio, a partir de 2026, passará a ter 16 grupos de três equipes. Os dois primeiros passarão para a próxima fase, totalizando 32 seleções, que passarão a se enfrentar em mata-mata até a final.

A Fifa, porém, ainda não definiu como ficará a distribuição das vagas. Infantino afirmou apenas que ?cada confederação terá mais lugares?. De acordo com a imprensa europeia, a Europa passará de 13 para 16 representantes, enquanto a África teria 9.

DECISÃO CRITICADA

O aumento do torneio foi criticado por representantes dos clubes europeus. O presidente da Liga de Futebol Profissional da Espanha, Javier Tebas, foi um dos que criticaram a medida.

– É inaceitável. Há dois meses, Infantino veio até a associação mundial de ligas. Ele nos assegurou que nos consultaria sobre os temas relativos ao futebol profissional. Ele não fez isso. Infantino se comporta como Blatter (ex-presidente da Fifa), que tomava decisões sozinho, sem preocupar-se com nada.

Para o diretor do Bayern de Munique, o ex-jogador Karl-Heinz Rummenigge, a Fifa deveria ter ouvido os clubes.

– Por que decidir com urgência quando faltam nove anos antes de aplicar o novo formato, sem conversar com todas as partes?

A Copa de 2026 ainda não tem uma sede definida. A expectativa é que ela seja organizada por Estados Unidos e Canadá em conjunto, ou até com o México formando um trio de países sede. O Marrocos é outro postulante ao Mundial.