Cotidiano

Infantil: Foz terá ação para reduzir mortalidade

A Prefeitura de Foz do Iguaçu pretende lançar ações estratégicas em conjunto com o Estado para reduzir os índices de mortalidade infantil no município. A decisão foi tomada em reunião entre o chefe da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, o prefeito Chico Brasileiro e a secretária municipal de Saúde, Inês Weisemann.

Um dos cuidados que o município está tendo é na realização dos mutirões de ultrassonografias, ampliando a cobertura das gestantes assistidas pela atenção básica, diminuindo a fila de espera pelos exames e o risco do aparecimento de doenças na mãe e no bebê. Na semana passada, o mutirão foi realizado em dois dias. No próximo vão ser três dias de atendimento, com a expectativa de assistir em torno de 600 gestantes, número de mulheres grávidas convocadas pela central de marcação para realizar o exame.

Segundo o prefeito, as ações conjuntas com o Estado serão uma forma de melhorar os serviços prestados no sentido de reduzir os índices de mortalidade infantil. “Há cinco anos, o município apresentava indicadores bem mais baixos e nós agora precisamos reduzir esses índices, pelo menos abaixo do nível do Estado. A ausência de exames no ano passado refletiu na condição atual. Precisamos melhorar isso. Estamos montando estratégias conjuntas para justamente reverter esse quadro e poder oferecer um acompanhamento ao pré-natal, diminuindo as estatísticas”, salientou Brasileiro.