Política

Infância e adolescência combatendo a corrupção

Toledo – Na cantina da escola uma fila gigantesca se forma e só não é maior que a fome das crianças e dos adolescentes que estudam e precisam aproveitar o recreio para comer o lanche e “descansar”. O Observatório Social de Toledo viu nesse cenário uma possibilidade real para trabalhar boas práticas de combate à corrupção e para estimular a formação de novos observadores sociais, sendo que tal iniciativa está entre as selecionadas pela Procuradoria-Geral da República. Trata-se de um projeto que já atingiu 5 mil crianças e adolescentes apenas na cidade de Toledo.

A Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Toledo é parceira do OST no projeto.

O Projeto “Educação Fiscal, Cidadania e Combate à Corrupção" é desenvolvido pelos voluntários do Observatório Social, que agendam suas palestras com os colégios e, durante 50 minutos, abordam questões práticas do cotidiano para explicar que a corrupção está em pequenos e grandes ações, como furar a fila, colar nas provas, prejudicar colegas com falso testemunho e tantas outras coisas que podem até parecer brincadeira de criança, mas que pode definir o caráter do futuro cidadão.

A vice-presidente do Observatório Social de Toledo, Simone Sponholz, conta que é preciso educar para a cidadania participativa: “Durante muitos anos a sociedade se afastou da política e o resultado veio da pior forma possível. O mar de lama que estamos vendo no cenário nacional é o resultado da nossa inércia diante da imoralidade que tomou conta dos espaços públicos. O antídoto contra esses males está na educação critica dessa geração que terá a missão de reorganizar este País”.

Simone explica que as pessoas defendem a mudança e almejam outra realidade como se fosse utopia, mas que ainda faltam ações concretas para que essa nova realidade se construa. “Querer a mudança é uma situação, mas levantar a bandeira e lutar por esses ideais é o que realmente pode nos tirar dessa situação”.

Com a consolidação do reconhecimento da ação pela Procuradoria-Geral da Republica, por meio do Selo Pro-Íntegro, será possível capitanear recursos para replicar e desenvolver o projeto em outras cidades brasileiras e ampliar a cobertura na cidade de origem, no caso Toledo.

“A cidadania e o combate à corrupção não são ideais para serem esquecidos! Quisera que nosso país não esquecesse nem por um minuto de que os maiores crimes contra seus cidadãos começam com pequenos desvios de conduta. As consequências são letais e nem sempre podem ser corrigidas. Nós acreditamos na mudança e trabalhamos incansavelmente por um Brasil mais justo e livre dessa praga que é a corrupção", declara Simone.