Cotidiano

Inep divulga gabarito oficial da segunda edição do Enem

RIO- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira o gabarito da segunda edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As respostas dos dois dias de prova podem ser conferidas no site do órgão. O Inep informou ainda que uma questão da prova de Ciências da Natureza foi anulada.

Segundo o Inep, o exercício 58 da prova branca (questão 52 na amarela, 60 na azul e 88 na rosa) que versava sobre efeito estufa foi anulado porque as escalas apresentadas no gráfico para analisar a concentração de gases na atmosfera podem ter dificultado a visualização dos candidatos e permitido uma segunda interpretação.

O Inep afirma ainda que esse exercício não foi anulado para a prova de deficientes visuais, porque nela, como as imagens são adpatadas, não há possibilidade de segunda interpretação.

O órgão justificou que a anulação da questão não compromete o resultado final dos candidatos, já que a nota do Enem é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item na qual cada exercício tem uma pontuação diferente de acordo com seu grau de dificuldade.