Cotidiano

Indústria perde importância na economia de 22 estados

Em 11 estados, o decréscimo na participação da indústria no PIB no período foi igual ou ainda maior que a média nacional

São Paulo – A perda de participação da indústria no PIB (Produto Interno Bruto) se propaga pela economia de quase todos os estados brasileiros, a reboque da perda de competitividade do setor no cenário nacional. De 2010 a 2013 – último dado disponível para o levantamento estadual –, 23 unidades da Federação sofreram retração da indústria na composição do PIB estadual.

Em 11 estados, o decréscimo na participação da indústria no PIB no período foi igual ou ainda maior que a média nacional – a contribuição da indústria para o PIB brasileiro caiu 2,5 pontos percentuais, passando de 27,4% para 24,9% (indústria de transformação, extrativa, construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública). Os dados integram o estudo Perfil da Indústria nos Estados, elaborado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

PARANÁ

No caso do Paraná, o levantamento mostra que o setor industrial perdeu 2 pontos percentuais de participação no PIB estadual no período, caindo para 26,2% em 2013. Mas com um desempenho um pouco melhor que a média nacional, a indústria paranaense aumentou sua participação no PIB Industrial brasileiro em 0,6 ponto percentual. Com isso, passou a responder por 6,6% do que é produzido pela indústria nacional. Além disso, com 880 mil trabalhadores, é responsável por 7,6% da força de trabalho industrial nacional.

“Há anos a indústria brasileira vem perdendo competitividade, devido a uma série de problemas estruturais que prejudicam o ambiente de negócios do país e equívocos em nossa política econômica. A indústria paranaense não fica de fora desse cenário e também vem perdendo relevância na economia estadual”, afirma o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Edson Campagnolo. “É preciso reverter essa tendência. Para isso, precisamos urgentemente de medidas que possibilitem a retomada da atividade econômica do país e a realização de reformas estruturantes que garantam nosso desenvolvimento em longo prazo”, declara Campagnolo.

MAIORES QUEDAS

Segundo o levantamento, a maior retração estadual foi sentida pela Bahia. A indústria reduziu sua participação no PIB do estado em 6,6 pontos percentuais. Em seguida vêm Amazonas (5,7 p.p.), Tocantins (4,3 p.p.) e São Paulo (4,2 p.p.). São Paulo também perdeu espaço na composição nacional da produção industrial. O estado, que em 2010 era responsável por 32,1% de todos os produtos industrializados fabricados no Brasil, teve a participação reduzida para 28,6% em 2013.