Cotidiano

Indústria paulista demitiu 7,5 mil só em maio, calcula Fiesp

SÃO PAULO — A indústria de transformação de São Paulo fechou 7,5 mil postos de trabalho em maio e encerrou o mês com recuo de 0,33% no nível de emprego na comparação com abril. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e foram divulgados nesta sexta-feira. De janeiro a maio,a indústria já acumula 41 mil demissões, de acordo com a entidade.

Ainda não há no horizonte um sinal de retomada das contratações, segundo avalia o gerente do departamento econômico da Fiesp, Guilherme Moreira. Mas a velocidade da queda no emprego já está mais lenta. Ele projeta para este ano a eliminação de 165 mil vagas, contra 235,5 mil de 2015.

— Maio foi ruim, mas não é o pior maio da série. Já janeiro, que é um mês em que normalmente se contrata, tivemos 14,5 mil demissões e em fevereiro outros 13 mil — disse Moreira, para completar: — O índice de confiança do empresariado tem melhorado, mas transformar isto em contratações leva um bom tempo ainda, porque o emprego é a última variável a reagir. Primeiro retoma a produção, o investimento, e por último será o emprego.

Em maio, 16 dos 22 setores pesquisados tiveram queda no índice de emprego, 5 contrataram e um ficou estável. Entre os que registraram as quedas mais expressivas estão Confecção de Artigos de Vestuário e Acessórios (-1.519 postos); Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (-1.330 postos) e Produtos de Borracha e Material Plástico (-1.043 postos).

O destaque das contratações ficou para os setores Produtos Alimentícios (852 postos de trabalho), Produtos Diversos (243 postos) e Coque, Derivados de Petróleo e Biocombustíveis (180 postos).