Cotidiano

Indonésia propõe ação mundial de combate à caça ilegal de pássaro com 'marfim vermelho'

Helmeted_Hornbill.jpg

RIO – O governo da Indonésia propôs, nesta terça-feira, um acordo mundial para combater a caça ilegal aos pássaros da espécie Rhinoplax vigil, conhecido no Brasil como calau-de-capacete, presente em países asiáticos. O apelo foi feito em reunião da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), na África do Sul. Na classificação em sete graus de risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a “red list” (lista vermelha), o pássaro está no terceiro estágio mais grave: em perigo crítico.

Estados Unidos, União Europeia, Japão, Suíça, e Tailândia apoiaram o apelo, e um grupo de trabalho foi formado para a produção de um documento.

O bico vermelho do calau-de-capacete é visado no mercado negro, onde é conhecido por ser um “marfim vermelho” propício para talhar ilustrações, sobretudo na China.

? O comércio ilegal do marfim de elefantes e do chifre de rinocerontes foi bem documentado, mas o comércio ilegal dos bicos é pouco conhecido. Se esta venda ilegal altamente rentável não for controlada, a existência dessa espécie majestosa de extinção ? declarou o representante da Indonésia na convenção, segundo relato do “The Guardian”.

A beleza do pássaro, também expressa em seu canto, o torna mais vulnerável, segundo o discurso de Elizabeth Bennett, da Wildlife Conservation Society (WCS).

? Eles têm um canto fabuloso, que você pode escutar à distância de uma milha. Eles são incrivelmente fáceis de caçar por causa desse canto: deve ser o som de pássaro mais espetacular do planeta.