Cotidiano

Indonésia: Adolescente que atacou padre é obcecado por líder do Estado Islâmico

INDONESIA-SECURITY_CHURCHJACARTA ? O adolescente indonésio que tentou atacar um padre com machado em uma igreja no domingo é ?obcecado? pelo líder do grupo extremista Estado Islâmico (EI), afirmou o ministro de Segurança nesta segunda-feira.

As autoridades indonésias estão cada vez mais preocupadas com o ressurgimento do radicalismo no país ? que tem a maior comunidade muçulmana do mundo ?, impulsionado por uma nova geração de jihadistas inspirados no EI.

Segundo o ministro Wiranto, a partir do celular apreendido pelas forças de segurança foi possível constatar que o jovem estava obcecado por Abu Bakr al-Baghdadi, autodeclarado califa do Estado Islâmico.

Wiranto, que usa apenas o primeiro nome, disse que um bilhete foi encontrado na mochila do agressor com a mensagem: ?Eu amo al-Baghdadi?. O ministro acrescentou, no entanto, que o suspeito aparentemente não tinha nenhuma ligação com redes militantes.

Não houve vítimas graves no ataque a igreja em Medan, capital da província de Sumatra, durante o culto de domingo. A polícia disse que o agressor tinha tentado esfaquear o padre, que sofreu ferimentos leves, e detonar uma bomba caseira, mas falhou depois de ser impedido por frequentadores do templo.

Identificado como Ivan Armadi, de 17 anos, o suspeito está sob custódia e foi submetido a interrogatório. A polícia apreendeu materiais de fabricação de bombas em sua casa após o ataque e disse que ele tinha aprendido a produzir bomba caseira através de pesquisas na internet.

Funcionários de combate ao terrorismo disseram que há centenas de simpatizantes do EI na Indonésia, onde a grande maioria dos muçulmanos pratica uma forma moderada da religião. O país sofreu seu primeiro ataque ligado ao EI em janeiro, quando quatro pessoas morreram em um ataque com bomba e arma.