Cotidiano

Índios protestam e rendem motorista de ônibus

Terra Roxa – Índios que vivem na comunidade São Cristóvão, em Terra Roxa, município distante 130 quilômetros de Cascavel, protestaram ontem pedindo a construção de uma escola e a construção de um posto de saúde, mesmo que provisório para garantir atendimento aos membros da tribo Tekohá Yvyraty Porã e Yviporã.

Os índios também renderam o motorista de um ônibus da Prefeitura de Terra Roxa. O motorista, responsável pelo transporte dos alunos da localidade até a Escola Municipal Maria Carolina Engel, na Vila Guarani, chegou ao local às 6 da manhã para buscar as crianças indígenas, mas foi impedido de continuar seu trajeto. Eles alegavam que apenas soltariam o motorista com a presença do prefeito de Terra Roxa, Altair Donizete de Pádua.

Crianças indígenas também exibiam cartazes pedindo melhorias na localidade e denunciando violência e discriminação sofrida pelos povos indígenas.

Agentes da Polícia Federal foram acionados e chegaram ao local do protesto em três viaturas. O delegado da Polícia Federal de Guaíra, Valcley Vendramini, iniciou as negociações com os índios visando a liberação do motorista. Depois de muita conversa, os índios resolveram liberar o funcionário público sob a garantia de participarem de uma audiência com o prefeito ainda na tarde de segunda-feira.

O ônibus permaneceu no local da manifestação, retido pelos indígenas. A Prefeitura de Terra Roxa afirmou que faria um pedido de reintegração de possa para reaver o veículo retido pelos índios.