Cotidiano

Índices de criminalidade de abril mostram aumento de homicídios, diz Beltrame

IMG_0932.JPGRIO – O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse nesta quarta-feira, que os índices de criminalidade do mês de abril também mostram um aumento, assim como nos últimos quatro meses. O relatório do Instituto de Segurança Pública (ISP) deve ser divulgado ainda esta semana. Beltrame associou o aumento da violência e da sensação de insegurança à crise que passa o estado, obrigando a polícia a se desfazer do Regime Adicional de Serviço (RAS), entre outras medidas.

? Os índices não estão bons, houve um aumento significativo principalmente em lugares que a gente tinha conseguido uma queda como Baixada Fluminense, São Gonçalo e Niterói. O Rio de Janeiro mais ou menos se mantém. Houve um pequeno aumento. A verdade é que na realidade do estado inteiro, pelo quarto ou quinto mês consecutivo, houve esse aumento. Houve uma gama de aumentos que para nós foi muito ruim. Temos aumento de homicídios de autos de resistência, tivemos uma série de crimes que subiram. Vou ver em função do RAS uma diminuição no policiamento. Houve também uma certa diminuição dos veículos da Polícia Civil em função da gasolina ? disse o secretário.

O anúncio foi feito durante o 5º Fórum de Segurança Pública da 31ª AISP (Barra, Recreio e Vargem Grande) realizada no Hotel Windsor da Barra da Tijuca. O evento apresentou a nova associação Bairro Seguro, que integra o projeto Bairro Alerta.

O projeto tem como finalidade, através de uma central de controle que interliga as principais câmeras de segurança da área, identificar os pontos frágeis e compartilhar as informações estratégicas com o poder público. O monitoramento, segundo os organizadores, ajudará a identificar o deslocamento das manchas criminais, como são chamadas as áreas com maior registro de ocorrências.

Mas, Beltrame fez um alerta:

? Hoje, com a tecnologia, nós temos a possibilidade de obter uma gama imensa de informações. Mas nós precisamos trabalhar essas informações com muito critério. Por exemplo, se num dia como hoje, às 19h, sair um alerta para não usarem a Avenida das Américas porque teve um assalto, os senhores já viram o nó que isso vai dar na cidade, considerando que sem assalto já dá nó. Quando alguém observar um homem fazendo um gesto brusco na porta de um banco pode acionar o alarme com a frase: ?Isso é um assalto?.

Preocupado com isso, o secretário se comprometeu a oferecer um curso de capacitação para as pessoas que ficarem responsáveis em observar as imagens.

? Eu me comprometo a capacitar essas pessoas no nosso Centro de Comando e Controle de maneira gratuita para que depois eles venham trabalhar nessa sala (de monitoramento) com o olhar voltado para questão da segurança pública ? frisou o secretário.

Integram a iniciativa a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro ? ABIH-RJ; o Rio Convention & Visitors Bureau ? Rio CVB; Barralerta; Acibarra; Acir Transoeste; Amar; CCBT; e o Conselho Comunitário de Segurança da 31º AISP.