Cotidiano

Índice Firjan aponta boa gestão fiscal

Com o índice 0,6881, a cidade obteve no panorama geral o conceito B que está atribuído à boa gestão

Cascavel – O município apresenta uma boa gestão na aplicação de tributos que são pagos pela sociedade, conforme o último Índice Firjan de Gestão Fiscal. O IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras que são informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional).

Com o índice 0,6881, a cidade obteve no panorama geral o conceito B que está atribuído à boa gestão. Esse é o mesmo resultado no indicador de liquidez, que avalia se o poder público está postergando pagamentos de despesas para o exercício seguinte, sem a devida cobertura.

Em relação à receita própria e custo de vida, o índice da Firjan é de conceito A, que representa que nesses aspectos a cidade tem uma gestão de excelência.

Já com os indicadores de gastos com pessoal e investimentos, a avaliação aponta uma gestão em dificuldade, com a nota 0,5954, equivalente ao conceito C.

Conforme o assessor jurídico da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Jurandir Parzianello, esses últimos índices são reflexos do período de crise que as prefeituras enfrentam desde 2013. “Houve queda de arrecadação e sobrecarga de obrigações e serviços públicos sobre as prefeituras que são insustentáveis”, avalia.

O IFGF é composto por cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. A pontuação varia de 0 a 1 e quanto mais próximo do 1, melhor a situação fiscal do Município.