Cotidiano

Índice de infestação causa preocupação em municípios

Marechal Cândido Rondon – O Programa Municipal de Controle da Dengue de Marechal Cândido Rondon divulgou o resultado do primeiro LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) deste ano. O resultado da última amostragem, realizada nos dias 3, 4 e 5 de janeiro, apresentou 8,1% de presença de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em imóveis no Município.

O índice geral é considerado preocupante, já que, para o Ministério da Saúde, o ideal é que seja menor que 1%. No entanto, segundo o coordenador do PMCD do setor de Endemias da Secretaria de Saúde, Sérgio Sigmar Radke, mesmo com números nada positivos, o resultado já era esperado: “O alto volume de chuvas, aliado ao calor, contribuiu para esse resultado, pois vários locais ficaram com acúmulo de água, facilitando o aparecimento de focos de larvas”.

Ao todo, 943 imóveis foram visitados, em um total de 18 localidades. Nesses locais, foram encontrados 58 focos positivos para Aedes aegypti. O Centro, com 21 focos, o Augusto, com 11, e o Primavera, com 7 focos, são os locais que apresentam as incidências mais altas.

Radke lembra que a colaboração da população é fundamental para que não surjam novos casos da doença no Município. “As orientações permanecem as mesmas: não deixar recipientes e locais com acúmulo de água, remover folhas e galhos das calhas, manter pneus sem água e garrafas viradas com a ‘boca’ para baixo, colocar o lixo em sacos plásticos, manter a caixa da água fechada, manter o quintal limpo, entre outros cuidados”, reforça.

EM TOLEDO

A Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias de Toledo divulgou o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti. O resultado da última amostragem apresentou 3,2% de presença de larvas do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya no Município. Este é o índice geral de infestação do mosquito, resultado maior que o 1º LIRAa de 2017 que apresentou 1,94% de infestação.

Ao todo, 1.800 imóveis foram visitados um total de 72 localidades. Dessas, 23 apresentam índices preocupantes. No Jardim Toledo II a infestação é de 20,8%; no Panorama I, 10%; América II e Fachini registraram 9,3%, seguidos do Paulista e Boa Esperança I com 9%; depois vem Santa Maria com 8,8%; Tocantins com 8,6%; Pioneira com 8,5%; Boa Esperança II com 7,8%; Coopagro 7,6%; São Francisco II com 7,3%; Croma 6,1%; Independência 5,8%; Panorama II, 5%; Santa Clara I, 4,1%; Rossoni II, 3,5%; Pinheirinho, 3,3%; Concórdia, 3,1%; Pancera, 3%; São Francisco I, 2,9%; no Centro o índice é de 2% e no Jardim Bressan é de 1,6%.

SANTA HELENA

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti, LIRAa, feito em Santa Helena pelo setor de Endemias do Município apontou resultado de 15,3%, de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, considerado índice de risco para uma epidemia.

O último LIRAa realizado em novembro do ano passado foi o mais alto durante os 12 meses, de 5,9%. Durante o ano passado, foram registradas 159 notificações, com 6 casos autóctones e 3 importados. Neste ano, apesar do alto índice, nenhum caso novo foi confirmado até o momento.