Cotidiano

Indicador da OCDE sinaliza melhora para o Brasil

PARIS – O crescimento econômico está acelerando no Brasil, aponta indicador mensal da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): o índice para o país alcançou 100,34 em julho, primeira vez que superar a marca de 100 desde março de 2013. O parâmetro indica melhora também para China e Rússia, e consolidação da Índia.

Para o Reino Unido, porém, a indicação é de continuidade da desaceleração, na sequência da votação para deixar a União Europeia (Brexit). Em sua primeira divulgação desde o referendo, a OCDE disse que seu indicador para o Reino Unido subiu para 99,32 em julho, ante 99,29 em junho, mantendo-se abaixo da média de longo prazo de 100.

“Embora ainda haja incerteza sobre a natureza do acordo que o Reino Unido concluirá com a UE, a volatilidade dos dados que surgiram nas semanas imediatamente após o referendo parecem ter reduzido”, disse a OCDE. “Assumindo que este cenário continue nos próximos 6 meses, a avaliação atual para o Reino Unido indica que o crescimento continuará a desacelerar, antes de se estabilizar em torno de uma taxa mais lenta no final do ano”, acrescentou.

O indicador mostrou um ritmo de crescimento estável nos Estados Unidos, no Japão e na zona do euro como um todo, incluindo a Alemanha, disse a organização.

O indicador para os EUA caiu para 99,03 em julho de 99,10 em julho, melhorando na China para 99,22 ante 99,02.

A OCDE havia suspendido a publicação de seu indicador por dois meses em julho por causa do referendo de 23 de junho no Reino Unido, afirmando que ele poderia tornar os dados enganosos.