Cotidiano

Indicada por Trump à ONU fará discurso 'bombástico' pró-Israel

WASHINGTON ? Indicada pelo presidente eleito Donald Trump para o posto de embaixadora dos EUA na ONU, a governadora da Carolina do Sul Nikki Halley deve fazer um discurso “bombástico” de apoio a Israel em sabatina no Senado americano, na quarta-feira, de acordo com a agência de notícias “Reuters”.

Um trecho do discurso preparado para Halley, obtido pela ?Reuters?, indica um tom elevado contra as recentes sanções pedidas pela ONU a Israel, devido aos conflitos territoriais envolvendo a Palestina.

?Em lugar algum a ONU falhou de forma mais consistente e mais ultrajante do que em seu viés contra Israel, nosso aliado próximo?, diz o texto.

Halley se apresentará na quarta-feira ao Comitê de Relações Exteriores do Senado americano, que fará uma sabatina antes de oficializar sua nomeação como embaixadora dos EUA na ONU.

Após a vitória na eleição presidencial americana, Trump deu seguidas mostras de que manterá uma firme linha pró-Israel em seu governo. Em sua conta no Twitter, no fim do ano, Trump criticou a postura de Obama e disse que Israel estava sendo tratado com “total desprezo e desrespeito”. Trump referia-se à abstenção dos EUA na resolução da ONU que condenou o formato de colonização israelense na região da Palestina.