Cotidiano

Indiana conta como a 'luz' de Madre Teresa curou seu câncer

HARIRAMPUR, Índia – Quase 20 anos depois, a indiana Monica Besra descreve com nititdez como a “luz cegante” de uma fotografia de madre Teresa a curou de um câncer. Em 5 de setembro de 1998, dia do primeiro aniversário da morte da mulher que se converteu no símbolo dos pobres de Calcutá, no Leste da Índia, Besra lutava há tempos contra um tumor ovariano. Exausta pela doença, a integrante da tribo dos Santsal, do estado de Bengala Ocidental, estava sendo atendida em um centro das Missionárias da Caridade, ordem fundada pela religiosa de origem albanesa madre Teresa.

“Duas irmãs me transportaram até a igreja porque eu estava muito fraca para me levantar e caminhar sozinha”, conta Monica Besra à agência de notícias AFP, em sua aldeia de Harirampur, a 300 km de Calcutá. “Mal entrei, uma luz cegante, divina, saiu da fotografia de madre Teresa e me envolveu. Fechei os olhos, não entendia o que se passava. Era indescritível”.

Duas freiras colocaram sobre seu estômago uma pequena medalha de alumínio abençoada por madre Teresa e rezaram pela cura da doente. Ao final de algumas horas, a mãe de cinco filhos despertou e foi tomar banho, algo geralmente muito doloroso para ela.

“Eu me levantei da cama me sentindo leve e bem. Olhei para baixo e vi que o inchaço havia desaparecido. Não podia acreditar. Toquei meu estômago, apertei, belisquei. Havia desaparecido. Não estava sonhando”.

O Vaticano considera sua cura milagrosa, o que permitiu a beatificação de madre Teresa em 2003 na praça de São Pedro de Roma. Besra estava lá para a ocasião. No ano passado, o papa atribuiu um segundo milagre à Nobel da Paz, a cura em 2008 de um brasileiro que padecia de tumores cerebrais múltiplos, com o que eram cumpridos os requisitos para uma canonização. Neste domingo, Madre Teresa de Calcutá será canonizada, durante uma cerimônia que deve levar cerca de 1 milhão de fiéis ao Vaticano.

O relato de Monica Besra causa estupor entre os médicos que a atenderam, para quem não se trata de milagre. O tumor estava em uma fase precoce de desenvolvimento e respondeu ao tratamento, protestam.

“A senhora Besra se livrou de seu tumor graças aos medicamentos muito fortes e vários dias de tratamento”, declarou, em 2002, o ex-ministro da Saúde do estado de Bengala Ocidental, Partho De. “Não quero faltar com respeito à madre Teresa, mas é uma deformação da verdade dizer que foi um milagre dela”, afirmou na ocasião.

Em Calcutá, Prabir Ghosh, secretário geral da Associação do Pensamento Racionalista e Científico indiana, contesta a dimensão milagrosa da história de Besra: “Os milagres atribuídos à madre Teresa para sua canonização são completamente fictícios. As Missionárias da Caridade falsearam os fatos”, denunciou.

A ordem de madre Teresa prefere não se pronunciar a respeito. Besra tem consciência das críticas, mas pouco se importa: “Madre Teresa realiza milagres apenas para quem acredita e eu sempre acreditei”.