Cotidiano

Índia tira de circulação notas de 500 e mil rúpias para combater corrupção

2016 950324187-201611081418438746_AP.jpg_20161108.jpgNOVA DÉLHI – A Índia vai recolher notas de valores altos na maior ação do país contra fortunas ilícitas e corrupção em quase quatro décadas. A partir do primeiro minuto desta quarta-feira, as notas de 500 rúpias e 1.000 rúpias não serão mais consideradas legais, informou o primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, nesta terça-feira.

As notas em circulação devem ser depositadas em agências bancárias ou dos correios, segundo o ?Times of India?, até o fim de dezembro. Esta é a primeira vez desde 1978 que o governo indiano toma este tipo de atitude, de acordo com o site do banco central do país.

A medida de Modi é uma tentativa de cumprir a promessa de campanha de controlar a evasão fiscal e recuperar recursos ilegais mantidos no exterior. Na eleição, Modi prometeu repassar aos indianos dinheiro que o governo recolher de contas em outros países.

Segundo o presidente do BC indiano, R. Gandhi, há cerca de 16,5 bilhões de rúpias em notas de 500 e outros 6,7 bilhões de rúpias em notas de 1.000 em circulação.

? Por um lado, somos o número um em crescimento econômico e, do outro, estamos na 100ª posição em rankings globais de corrupção ? afirmou Modi em seu pronunciamento à população. ? Apesar de várias ações, nós melhoramos para apenas 76 (em posição na lista).

O timing da medida também foi importante. Ela foi anunciada pouco antes de importantes eleições estaduais. Trocar votos por dinheiro é uma prática comum, como dar presentes, explica N. Bhaskara Rao, diretor do Centre for Media Studies, de Nova Délhi ? que publicou um relatório sobre o tema em 2014.

Milan Vaishnav, do think tank Carnegie Endowment e que estuda corrupção e questões de finanças eleitorais na Índia, disse que a medida provavelmente terá mais impacto em partidos políticos regionais menores e menos sofisticados que usam dinheiro em casos de corrupção.

NOVAS NOTAS EM BREVE

Já os partidos maiores e mais estabelecidos, afirmou Vaishnav, costumam distribuir favores políticos a empresas, que então pagam as despesas da campanha diretamente ? sem o uso de dinheiro em espécie.

? A medida vai ter impacto deflacionário em geral e, mais especificamente, em preços de imóveis, e tornará as casas mais acessíveis ? avaliou Nirmal Jain, diretor do IIFL Holdings.

O governo permitirá que as pessoas usem as notas de 500 e 1.000 em hospitais estatais e postos de combustíveis até o dia 11 deste mês. E, de acordo com o ?Times of India?, quem não conseguir cumprir o prazo de depositar as notas até 30 de dezembro poderá depositar o dinheiro em alguns postos do BC indiano até 31 de março de 2017, mediante o preenchimento de um formulário.

Enquanto a nota de 1.000 será descontinuada, a de 500 ganhará uma nova versão em breve. E o governo ainda lançará uma de um valor ainda não contemplado pelo papel-moeda: 2.000 rúpias.